Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM abre inscrições para oficinas de Teatro Fórum e Expressão Corporal
Início do conteúdo da página
Cultura

UFTM abre inscrições para oficinas de Teatro Fórum e Expressão Corporal

Publicado: Sexta, 08 de Maio de 2026, 07h59

O Centro Cultural da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) está com inscrições abertas para as Oficinas de Teatro do Programa de Extensão em Artes da Cena, ação voltada à experimentação artística, à expressão e à construção coletiva por meio das linguagens cênicas.

As atividades serão realizadas entre os dias 19 de maio e 9 de julho, na Sala Porta Laranja do Centro Cultural da UFTM, com encontros às terças e quintas-feiras. As oficinas são gratuitas, abertas à comunidade interna e externa da Universidade e destinadas a pessoas maiores de 18 anos. As atividades contam com certificado de extensão.

A programação deste semestre conta com duas oficinas:

Oficina 1 – Teatro Fórum

Terças-feiras, das 15h30 às 17h30

Início: 19 de maio

Professor: Walter Moreira Barcelos

A oficina propõe uma introdução ao Teatro Fórum com foco na participação e no diálogo. Por meio de jogos e improvisações, trabalha corpo e voz para problematizar situações de opressão, criando cenas abertas à intervenção do público e estimulando o olhar crítico e a construção coletiva.

Walter Barcelos é natural de Uberaba, violonista, violeiro, ator de teatro e cinema e pesquisador. Advogado de formação, atua como servidor público no IFTM e é doutorando em Educação pela UFSCar, dedicando-se ao estudo do Teatro do Oprimido como prática estética e pedagógica.

 

Oficina 2 – Teatro e Expressão Corporal

Quintas-feiras, das 14h às 15h30

Início: 21 de maio

Professora: Profa. Dra. Adriana Maimone Aguillar

Voltada ao trabalho do corpo em movimento, a oficina propõe experimentações e criações a partir de diferentes linguagens, como dança, teatro e capoeira angola, promovendo autoconhecimento e expressão artística.

Adriana Maimone Aguillar é professora do Departamento de Educação do IELACHS/UFTM, atuando nas áreas de Psicologia da Educação, Arte e Educação e Ludicidade e Educação. É pedagoga e mestre em Educação pela UFSCar, doutora em Psicologia pela USP/Ribeirão Preto e pós-doutora em Educação Física pela USP/RP, com pesquisas em Teatro, Dança e Capoeira Angola. Coordena o Laboratório de Experimentações em Arte, Cultura e Educação (Labarte).

As inscrições podem ser realizadas por meio do formulário: https://forms.gle/ActWHdMrxSUp9z8B9

Mais informações com a bolsista do Programa, Júlia Rodrigues de Castro, pelo WhatsApp: (34) 99884-9946.

O Programa de Extensão em Artes da Cena reúne ações de formação, difusão e circulação artística nas áreas de teatro, dança, performance, audiovisual e artes integradas, buscando ampliar o acesso à cultura e fortalecer o diálogo entre universidade e sociedade.

 

Artes: Julia Rodrigues de Castro- Bolsista Artes da Cena

 

Fim do conteúdo da página