UFTM realiza avaliação prática do internato com mobilização de 150 alunos do curso de Medicina
O curso de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) promoveu, no último sábado (31 de janeiro), a aplicação do OSCE (Objective Structured Clinical Examination). A avaliação presencial, que integra o cronograma de supervisão acadêmica, mobilizou mais de 150 alunos que cursam o internato — os dois anos finais da graduação médica.
Diferente das provas teóricas tradicionais, o objetivo central do OSCE é mensurar as habilidades e competências práticas dos educandos. Através de cenários simulados que mimetizam o cotidiano da profissão, os estudantes são testados em sua capacidade de diagnóstico e agilidade na tomada de decisões.
Um dos diferenciais da metodologia é o aspecto pedagógico:
- Aprimoramento: O aluno recebe um feedback imediato sobre seu desempenho.
- Foco Técnico: Permite identificar e corrigir "pontos sensíveis" na formação antes da entrada definitiva no mercado de trabalho.
A aplicação do exame contou com um esforço coletivo da comunidade universitária. Além dos discentes, participaram da dinâmica o corpo docente da instituição, a equipe de técnicos administrativos, colaboradores de diversas áreas e também a Vice-Reitora, Dra. Meire Soares.
Para a coordenação do curso, atividades como esta são pilares fundamentais para garantir que os futuros médicos formados pela UFTM estejam preparados para os desafios reais da saúde pública e privada.
Redes Sociais