Professora da UFTM participa de reunião do FORIPES; Projeto de valorização docente foi apresentado
Foto: Cedecom/UFMG
Reitoras, Reitores e representantes de instituições públicas de ensino superior se reuniram na UFMG dia 9 de dezembro. A reunião foi uma atividade do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (FORIPES). No encontro foi apresentado um projeto da Rede Mineira de Professores ao Secretário Estadual de Educação (SEE-MG,) Rossieli Soares da Silva.
O desejo é implementar o projeto apresentado no primeiro semestre de 2026. O intuito é valorizar professores e supervisores de estágio obrigatório, fortalecendo a relação entre Escola e Universidade. O projeto ressalta que a Secretaria Estadual de Educação remunere professores da rede de ensino que supervisionam estagiários dos cursos de graduação na modalidade licenciatura. Das instituições de ensino superior que participaram do encontro, onze são universidades federais, duas estaduais e seis institutos federais.
O Secretário Estadual de Educação apresentou alguns desafios da rede de ensino estadual com relação à aprendizagem dos estudantes e à evasão no ensino fundamental II e no ensino médio. Rossieli Silva destacou que será feita uma análise da viabilidade orçamentária, com fins de implementação do projeto apresentado.
Reitoras e reitores apresentaram ações e perspectivas de suas instituições junto às escolas e à formação de professores, destacando a importância do trabalho articulado com as redes de ensino da educação básica.
Rossieli Silva ressaltou a importância da Rede Mineira integrar a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (UNDIME), visto que a pauta da educação básica precisa envolver a educação dos municípios.
Foto: Cedecom/UFMG
A professora da UFTM, Daniele Cristina de Souza, representou a universidade no encontro, no qual foi finalizado o regimento da Rede Mineira de Formação de Professores. Segundo Daniele Souza, foi uma oportunidade em acompanhar as ações das Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem o FORIPES e a Rede Mineira de Professores. “A Rede se fortalece politicamente como um espaço de trabalho coletivo em prol da formação inicial, da valorização da profissão docente e da integração entre Universidade e Escola”, salienta a docente da UFTM.
Para Daniele Souza é importante que a Rede Mineira de Professores “siga estruturando as ações para a melhoria da formação docente e que mais docentes da UFTM integrem e passem a contribuir com a Rede.”
Ao fim do encontro foi realizada a conferência da Cátedra Magda Soares da Educação Básica com o título “A Educação pode mudar a sociedade? Histórias da Linha de Frente”, ministrada pelo professor Michael Apple.
Redes Sociais