Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Processo seletivo para ingresso de refugiados em cursos de graduação no primeiro semestre de 2026
Início do conteúdo da página
PROCESSO SELETIVO

Processo seletivo para ingresso de refugiados em cursos de graduação no primeiro semestre de 2026

Publicado: Sexta, 05 de Dezembro de 2025, 16h22

 

De 15 de dezembro a 8 de janeiro estarão abertas as inscrições para o processo seletivo exclusivo para refugiados ingressarem nos cursos de graduação da UFTM. A iniciativa reforça o compromisso da universidade com a inclusão e o acesso ao ensino superior, ampliando oportunidades para candidatos em situação de refúgio.

Ao todo, serão ofertadas 25 vagas distribuídas entre cursos de graduação nos campi de Uberaba e Iturama. Podem participar candidatos que apresentem Atestado de Reconhecimento da Condição de Refugiado, emitido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), e que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente.

Inscrições exclusivamente pela internet
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do link www.uftm.edu.br/ingresso2. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico e anexar, em formato PDF, os documentos exigidos. Arquivos ilegíveis, cortados ou sem identificação do candidato serão desconsiderados.

O processo seletivo utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2018 a 2024. O candidato deve indicar, no ato da inscrição, qual edição deseja utilizar.

Classificação, resultado e matrícula
A classificação será feita pela média aritmética das notas nas áreas do conhecimento do ENEM. Candidatos com pontuação zero em qualquer área ou na redação serão desclassificados. Em caso de empate, serão aplicados os critérios definidos no edital completo. Os resultados preliminar e final serão divulgados na página do processo seletivo, conforme o cronograma.

Os candidatos convocados deverão realizar a solicitação de matrícula exclusivamente pela internet, dentro do prazo estabelecido na convocação. Todos os documentos devem ser enviados digitalizados e legíveis.

As aulas terão início conforme o Calendário Acadêmico de 2026, disponível no site da Pró-Reitoria de Ensino.

Recursos e demais orientações
O prazo para interposição de recursos ao resultado preliminar é de dois dias úteis, mediante formulário eletrônico disponibilizado na página do processo seletivo. Não serão aceitos recursos sem fundamentação, e não caberá recurso contra o resultado final.

A UFTM reforça ainda que o vínculo do estudante poderá ser encerrado caso não seja confirmada sua permanência legal no país. Além disso, será exigida a apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros até o término do curso.

Mais informações, como documentos necessários, quadro de vagas e cronograma completo, clique aqui.

 

Fonte: Pró-Reitoria de Ensino / PROENS

Fim do conteúdo da página