Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Exposição “Flores Falciforme” abre o Mês da Consciência Negra na UFTM no dia 12 de novembro
Início do conteúdo da página
Cultura

Exposição “Flores Falciforme” abre o Mês da Consciência Negra na UFTM no dia 12 de novembro

Publicado: Terça, 11 de Novembro de 2025, 09h50

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) dá início ao Mês da Consciência Negra com a abertura da exposição “Flores Falciforme”, da artista Maria Conceição Rosa Vilela, nesta quarta-feira, 12 de novembro, às 19 horas, na Galeria de Arte e Cultura e na Sala Porta Laranja, no Centro Educacional (Abadia).

A mostra apresenta uma coleção de pinturas em óleo sobre tela que expressam sentimentos nascidos da convivência da artista com a doença falciforme. “Em ‘Flores Falciforme’, Maria Vilela transforma dor em cor e resistência em beleza, em obras que simbolizam dor, luta, renúncia, resignação e esperança. Sua arte dá visibilidade a uma temática sensível e necessária, convertendo a experiência da dor em um processo criativo e de cura que transcende as limitações do corpo físico e anuncia a possibilidade da vida”, comentou Valdíria Souza Fernandes, produtora cultural do CCult/UFTM.

A artista traz para o campo da arte uma reflexão sobre a Doença Falciforme, uma das enfermidades genéticas mais prevalentes no Brasil e no mundo, que afeta majoritariamente a população negra. Em sua trajetória acadêmica, Maria Vilela pesquisou o tema em seu Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social pela UFTM, destacando como a doença, além das implicações clínicas, carrega um recorte de raça e classe e está marcada por processos de invisibilização e racismo estrutural.

Natural de Uberaba, Maria Conceição Rosa Vilela é artista autodidata, graduada em Serviço Social pela UFTM, expositora, palestrante e atual diretora da ARFA – Associação Regional dos Falcêmicos. Idealizadora e criadora da coletânea “Flores Falciforme”, Maria utiliza a arte como forma de resistência, sensibilização e valorização da vida.

A abertura da exposição contará com uma mesa-redonda sobre o tema “Flores Falciforme: transformando dores em arte”, com a presença da artista, do pesquisador Adelto Rodrigues Barbosa e do professor de História e diretor do IELACHS Flávio Saldanha, além de uma apresentação poética com Apenas 1 André e Ana Camila. A exposição segue aberta para visitação de 13 a 28 de novembro, das 9h às 18h30, na Galeria de Arte e Cultura da UFTM (Sala Porta Laranja).

O Mês da Consciência Negra UFTM conta com uma programação diversificada de atividades culturais, mesas-redondas, oficinas e apresentações artísticas que celebram a cultura afro-brasileira, a ancestralidade e a luta por igualdade racial. Para saber mais acesse a programação completa: https://encurtador.com.br/KnKW.

O evento é uma realização do Centro Cultural, do IELACHS – Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais e do Hospital de Clínicas da UFTM.

Mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | WhatsApp: (34) 3700-6948

Acompanhe também o @ccultuftm no Instagram e acesse o formulário de inscrição para as oficinas na bio.

Fotografias: Thiago Mendes (discente de História)
Design Gráfica: Cláudia Nunes - CCULT/UFTM
 
 
Fim do conteúdo da página