Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Com destaque para a Monitoria Inclusiva, SAPED participa da JIEPE 2025 
Início do conteúdo da página
MONITORIA INCLUSIVA

Com destaque para a Monitoria Inclusiva, SAPED participa da JIEPE 2025 

Publicado: Quarta, 05 de Novembro de 2025, 15h15

 

 O Setor de Acompanhamento Pedagógico Discente (SAPED) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) acompanhou monitores e docentes do Programa de Monitoria Inclusiva, que participaram da 11ª Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JIEPE). 

Em 2025 houve apresentação de trabalhos voltados à área de Assistência Estudantil e Inclusão, com apresentação de relatos de experiência no atendimento a estudantes de graduação que possuem Necessidades Educacionais Específicas (NEE). “A Monitoria Inclusiva é uma estratégia pedagógica essencial no apoio à aprendizagem. Ela também oferece ao aluno  monitor a oportunidade de ampliar conhecimentos, desenvolver sensibilidade, empatia e aprimorar suas práticas educativas", destacada a chefe do SAPED, Débora Gontijo.

Dezesseis (16)  trabalhos sobre a Monitoria Inclusiva foram apresentados, representando a importância das ações de apoio pedagógico desenvolvidas na UFTM. Dentre eles, três (3) trabalhos foram premiados pela relevância das experiências compartilhadas. "Compartilhar experiências na JIEPE é motivo de satisfação para a equipe do SAPED", frisa Débora Gontijo.

                         

 

JIEPE 2025
A jornada foi realizada de 20 a 23 de outubro nos campi Uberaba e Iturama. O evento integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e promoveu a integração entre ensino, pesquisa e extensão na universidade. A programação incluiu apresentações de projetos de iniciação científica, programas de ensino e ações extensionistas que refletem a diversidade e o potencial formativo da comunidade acadêmica.

Publicação Científica
De autoria do aluno Bruno Oliveira e da professora Maria das Graças Reis, o artigo “Monitoria Inclusiva no Curso de Medicina: Um Relato de Experiência”  foi publicado na Revista da Educação Inclusiva. A publicação valoriza e evidencia a importância do tema como estratégia pedagógica fundamental para o fortalecimento da permanência e do sucesso acadêmico dos estudantes com NEE.

 

Fonte: Setor de Acompanhamento Pedagógico Discente (SAPED) / PROACE

 

 

registrado em:
Assunto(s): MONITORIA INCLUSIVA
Fim do conteúdo da página