UFTM exibe 20ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil
Começa na próxima sexta-feira, 31/10, as exibições do Festival de Cinema Italiano na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Esta será a terceira temporada acontecendo na UFTM e a 20ª edição no Brasil. O Festival de Cinema Italiano é uma proposta do Ministério da Cultural e parceria com a Embaixada da Itália e a Câmara Italiana de Comércio de São Paulo – ITALCAM, que disponibiliza grandes obras cinematográficas italianas, clássicas e inéditas, para serem exibidas por realizadores locais.
Este ano, a UFTM exibirá cinco filmes inéditos durante o período de 31/10 à 29/11, além de contar com uma palestra sobre tema tratado em um dos filmes, ministrada pelo Prof. Dr. Rodrigo Costa, do Departamento de História da UFTM.

Confira abaixo a programação de exibições, com as datas e locais.
Dia 31 de outubro, sexta-feira, às 19 horas, no auditório Turmalina, será exibido o filme “A ilusão” um drama histórico dirigido por Roberto Andó que retrata a Batalha de Palermo durante a Expedição dos Mil liderada por Giuseppe Garibaldi no século XIX na Itália.
No dia 04 de novembro, terça-feira, às 19 horas, no auditório Turmalina, é a vez do filme “Hey Joe” drama dirigido por Claudio Giovannesi que conta a história de um veterano americano (James Franco) que teve uma relação com uma jovem napolitana durante a Segunda Guerra Mundial, retorna à Itália, a Nápoles, no início dos anos 1970, para conhecer seu filho.
Quatro dias depois, no dia 8 de novembro, sábado, às 13 horas e 30 minutos, no auditório Safira, será exibido o filme “Verão na Sicília”, em que um menino inquieto, irreverente e cheio de personalidade, criado em uma família laica, num mundo moderno e hiperconectado é enviado à Sicília para passar uma temporada de verão com sua tia solteirona, extremamente religiosa e de temperamento difícil, que vive sozinha em um antigo casarão tomado por lendas e superstições, completamente à margem da tecnologia.
No dia 18 de novembro, terça-feira, teremos jornada dupla, às 19 horas, o Festival de Cinema Italiano dá espaço para um pouco de reflexões intelectuais com a apresentação da palestra: “A ascensão do Nazismo e seus efeitos sobre a vida cotidiana na Alemanha de Hitler” com o Prof. Dr. Rodrigo Costa, docente do Departamento de História da UFTM. A palestra será uma introdução para a exibição que ocorre na sequência, às 20 horas, o filme “As provadoras de Hitler”, que narra a história de um grupo de mulheres forçadas a provar a comida de Hitler para garantir que não estivesse envenenada. A palestra e a exibição acontecerão no auditório Turmalina.
Finalmente, fechando a edição 2025 do Festival de Cinema Italiano, no dia 29 de novembro, sábado, no auditório Turmalina, às 15 horas e 30 minutos, teremos a exibição do filme “A última rodada”, um drama excêntrico, que apresenta a história de Carlobianchi e Doriano, dois cinquentões à deriva que compartilham uma obsessão: tomar a última “a saideira”.
A entrada é gratuita, a classificação indicativa dos filmes é de 14 anos e a palestra do dia 18 de novembro dará direito a certificação. A realização local do Festival de Cinema Italiano é uma parceria entre a Pró-reitoria de Extensão Universitária e a Associação de Cultural Italiana do Triângulo Mineiro.
Redes Sociais