Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Ex-aluno da UFTM toma posse como professor de Química com lotação em Iturama
Início do conteúdo da página
Docência

Ex-aluno da UFTM toma posse como professor de Química com lotação em Iturama

Publicado: Quinta, 02 de Outubro de 2025, 07h28

O dia 24 de setembro de 2025 marcou uma conquista especial para João Lucas Bruno Prates, 40 anos. Ex-aluno da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), ele tomou posse como professor do curso de Química no campus de Iturama, realizando um sonho que começou ainda na graduação.

João Lucas entrou na UFTM em 2010 e se formou em Licenciatura em Química em 2014, colando grau no início de 2015. Logo depois, seguiu para o Instituto de Química da Unesp, em Araraquara, onde fez mestrado e doutorado na área de química orgânica e medicinal. Sua pesquisa no mestrado esteve voltada para a síntese de compostos contra doenças tropicais como doença de Chagas, malária e leishmaniose. Já no doutorado, aprofundou-se nos compostos de boro, estudando ácidos borônicos e benzoboroxol com foco no tratamento da tuberculose.

O novo professor destaca que sua vontade sua trajetória e desejo pela docência.  “Meu interesse pelo ensino vem desde a infância, quando brincava de escola e sempre queria ser o professor. Mas a paixão pela química surgiu em 2001, durante um curso de mecânica automobilística no Senai. A forma como a professora Eliana lecionava nos deixava hipnotizados, e ali percebi que queria seguir esse caminho”, relembra.

Ao assumir o cargo de docente da UFTM, João Lucas reforça a sensação de estar em constante aprendizado. “Avaliar minha trajetória acadêmica é uma tarefa complexa. Apesar de todo o conhecimento adquirido ao longo desses mais de dez anos, sinto que estou sempre aprendendo”, afirma.

O retorno de João Lucas como professor reforça a conexão entre a UFTM e seus ex-alunos, celebrando histórias que se transformam em inspiração para as próximas gerações.

 

 

registrado em:
Assunto(s): Docência , novo professor
Fim do conteúdo da página