Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de pesquisa da UFTM estuda relações entre linguagem, ciência e ensino
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Projeto de pesquisa da UFTM estuda relações entre linguagem, ciência e ensino

Publicado: Segunda, 15 de Setembro de 2025, 09h53

O projeto "Linguagem, Ciência e Ensino: investigando a produção de sentidos em diferentes condições de produção de leituras e de escritas", registrado na PROPPG/UFTM, tem como um dos seus principais objetivos compreender que efeitos de sentidos podem ser produzidos a partir de alterações nas condições de produção de leituras e de escritas em diferentes contextos educacionais.

O projeto está sendo desenvolvido sobretudo no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), se inserindo mais especificamente na Linha 1 - "Educação Científica Crítica". Por sua vez, esta linha de pesquisa possui uma sublinha denominada "Linguagem no Ensino de Ciências", que está sob liderança do docente Alberto Lopo Montalvão Neto, lotado no Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias – DECMT do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – ICENE/UFTM. O projeto conta atualmente com oito pesquisadores de diferentes regiões e instituições, sendo a maioria relacionada ao ensino de ciências. Este projeto trata-se de um desdobramento da tese de doutorado desenvolvida pelo professor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e defendida em 2023, sendo intitulada “Leitura e escrita na produção de sentidos sobre biotecnologia no ensino médio”.

“Quanto ao público-alvo, dialogamos com professores e pesquisadores de diferentes níveis de ensino (educação básica, ensino superior, pós-graduação, entre outros). Entretanto, o nosso foco é a educação científica, ainda que frequentemente dialogamos com diferentes áreas e perspectivas”, explicou o professor Alberto Lopo Montalvão Neto.

As reuniões ocorrem mensalmente de forma on-line para organizar as ações do projeto. Entre as ações realizadas estão:

  1. a) Organização do "Ciclo de Palestras - Linguagem, Discurso e Ensino: Diálogos Plurais na Educação Científica". Trata-se de uma atividade anual que reúne expressivos nomes da área. Neste ano, em sua segunda edição, o ciclo de palestras acontecerá durante o mês de outubro.
  2. b) Estudos e discussões de pesquisas voltadas às relações entre linguagem, discurso e ensino;
  3. c) Escrita de dois capítulos que vão compor o livro do GEPPFOR-UFV a ser lançado no ano de 2026;
  4. d) Aceite e posterior apresentação de dois trabalhos no SIA - Simpósio de Integração Acadêmica (UFV);
  5. e) Reuniões gerais com o GEPPFOR-UFV, compartilhando discussões e interesses entre suas diferentes linhas de pesquisa;
  6. f) Pesquisa à nível de mestrado com base nas teorias do discurso.

Como destacado, um exemplo das ações realizadas no âmbito do projeto é o Ciclo de Palestras. A primeira edição, realizada em 2024, pode ser acessada pelo canal do GEPPFOR/UFV através do link: https://www.youtube.com/watch?v=0Gkfyi--Cxc 

“Pretendemos desenvolver demais pesquisas (à nível de graduação, pós-graduação e de projetos), bem como ações de ensino e extensão. Também é de nossa intenção publicar artigos científicos e demais textos acadêmicos. Por ser um grupo recentemente composto, estamos estruturando as nossas ações de estudos e pesquisas”, destacou o docente da UFTM. 

Fim do conteúdo da página