Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Atividade de extensão em escola pública de Uberaba estimula interesse pela Química
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Atividade de extensão em escola pública de Uberaba estimula interesse pela Química

Publicado: Terça, 12 de Agosto de 2025, 08h48

Professores e discentes das disciplinas mistas de Química Analítica II e Química Inorgânica Descritiva das turmas do semestre letivo 2025-1, do Curso de Licenciatura em Química da UFTM, realizaram atividades de extensão na Escola Estadual Professor Chaves, em Uberaba, no dia 7 de agosto.

(Esq. à dir.) Rafaela Godoi Pinto, professora Valéria Almeida Alves, professorLuís Antônio da Silva, João Vítor Soares Santana Costa, Vinícius Pereira de Almeida Ribeiro e José Francisco Chaves Leal Silva

 

Durante a visita, o conhecimento foi compartilhado com três turmas de estudantes do 3º ano do Ensino Médio, duas turmas do 2º ano do Ensino Médio, com a participação da professora do Ensino Médio, mostrando a importância das disciplinas da Química na resolução de problemas relacionados ao cotidiano. Também foram explorados diversos conceitos gerais de química abordados no Ensino Médio.

“O elemento químico Ferro é bastante abundante na crosta terrestre. O Ferro é um metal de transição essencial para a vida e para sociedade moderna. Na ação de extensão, foram realizados experimentos simples e ilustrativos para os estudantes do Ensino Médio, priorizando a ludicidade e a interação com os estudantes do Ensino Médio. Foram utilizadas substâncias químicas relacionadas com o cotidiano dos estudantes. Além da análise de Ferro em pedra ornamental tapiocanga, também se identificou Ferro em sombras cosméticas”, contou Luís Antônio da Silva, docente do curso de Química da UFTM e coordenador da atividade de extensão.

A ação de extensão também teve como foco promover o incentivo para a continuidade dos estudos pelos estudantes do Ensino Médio e a divulgação dos cursos de graduação oferecidos pela UFTM. Os experimentos de química apresentados estiveram alinhados com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.

Em semestres letivos anteriores (turmas 2024-1 e 2024-2), professores e estudantes da disciplina mista de Química Inorgânica Descritiva já haviam realizado ações no contexto do referido projeto de extensão, envolvendo a pedra ornamental tapiocanga em outras escolas estaduais de Uberaba. Ao longo do primeiro semestre letivo de 2025 foram realizados encontros no Laboratório de Eletroquímica e Eletroanalítica do DQ/ICENE para preparação da atividade experimental no contexto da ação de extensão.

 

Fotos: Arquivo do projeto de extensão da UFTM 

 

 

Fim do conteúdo da página