Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > V Festival de Dança da UFTM une a comunidade local em prol da arte, conhecimento e solidariedade
Início do conteúdo da página

V Festival de Dança da UFTM une a comunidade local em prol da arte, conhecimento e solidariedade

Publicado: Terça, 22 de Julho de 2025, 18h47

Nos dias 15 e 16 de julho de 2025, foi realizada a 5ª edição do Festival de Dança da UFTM: do Popular ao Contemporâneo, evento de Extensão Universitária coordenado pela Profa. Nilza Coqueiro do Curso de Educação Física da UFTM. A quinta edição uniu a comunidade acadêmica e a comunidade externa da UFTM em prol da arte, aprendizado e solidariedade em dois dias de programação com oficinas, espetáculos, seminários e ajuda ao próximo.

Bailarino Amon Gabriel apresentando a coreografia chamada Cálice (Foto: Arquivo V Festival de Dança)

A quinta edição do Festival iniciou-se no dia 15, às 17 horas, com a apresentação dos Seminários da Disciplina “Saúde e Sociedade” da turma do primeiro período do curso de Educação Física da UFTM, ministrada pelo Prof. Dr. Ailton Aragão. Os seminários foram desenvolvidos a partir da temática da dança e o seu impacto na saúde, igualdade social e concretização de direitos. “A proposta surgiu justamente como uma tentativa de unir aprendizagem com a oportunidade de expandir à cultura da dança no município de Uberaba. A ideia foi trazer o debate da saúde coletiva e da cultura como um direito, e a importância do profissional de Educação Física como um articulador para a efetividade de um direito, que é a cultura, a ao mesmo tempo, a efetividade do direito, que é a saúde do próprio SUS”, explicou o professor Aragão.

A programação do primeiro dia teve continuidade com os espetáculos de dança que contou com a participação de diversos grupos de dança e cultura de Uberaba e Região, como o Grupo artístico: Dança na Alma, o DNA da UFTM, formado por discentes de diversos cursos da Universidade, atráves do Programa de Extensão “Dançando na UFTM: para além dos muros da universidade”, sob a coordenação da Profa. Dra. Nilza Coqueiro Pires de Sousa; o grupo Talentos Centro de Danças de Uberlândia; o grupo Fadas Namastchicas de Uberaba; o Estúdio de Dança Raquel Laranjo; grupo de discentes da disciplina de Fundamentos da Dança do Curso de Educação Física da UFTM; O grupo de arte do Teatro Sesi Minas de Uberaba; o grupo Talentos Centro de Dança; Grupo de Danças Culturais; além de solos do bailarino Amon Gabriel e da dançarina de dança do ventre Priscila Beatriz.

A idealizadora do evento, Profa. Nilza Coqueiro, comemorou o sucesso da edição, visto o êxito da organização, a beleza das apresentações e a grande adesão do público. “O objetivo quando da criação do festival era dar oportunidade para os alunos da disciplina de fundamentos da dança terem espaço para apresentações, assim como, convidar grupos da cidade para participar do evento, oportunizando a comunidade interna e externa da UFTM a prestigiar um evento de dança” concluiu a coordenadora do evento. O Festival contou com a coprodução do Centro Cultural da UFTM por meio da produtora cultural Dira Fernandes e a iluminação do evento foi realizada pelo iluminador Marcos Fernandes.

Equipe organizadora e artistas que se apresentaram no V Festival de Dança UFTM (foto: Arquivo V Festival de Dança UFTM).

O segundo dia de programação contou com a parceria do Festival de Dança do Triângulo Mineiro com oficinas e palco aberto para artista de Uberaba e Região. A programação do dia iniciou com a oficina de danças urbanas com o arte educador Kalev, e foi seguida da oficina do docente do curso de dança da Universidade Federal de Uberlândia, Prof. Dr. Vanilton Lakka, em que foram explorados movimentos de ginástica natural aplicados a fundamentos da dança contemporânea. O evento foi finalizado com o palco aberto com apresentações do dois professores que tiveram a oportunidade de performarem no festival.

Dois dias de muita arte, troca de conhecimentos e diversão que proporcionaram ajuda ao próximo com a arrecadação de alimentos não perecíveis que foram destinados a comunidade de povos nativos pataxó atráves da parceria do evento com o Cacique Japoteru. A quinta edição foi mais uma oportunidade em que o Festival de Dança da UFTM reafirmou seu compromisso com a arte, a inclusão e a promoção da dança como uma ferramenta de transformação social e cultural. A sexta edição do Festival já está marcada, e é prevista para 02 de dezembro de 2025. Vida longa ao Festival de Dança UFTM.

registrado em:
Fim do conteúdo da página