Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Mesa-redonda “As lutas por políticas de saúde das mulheres e LGBTI+ do/no campo” será realizada na próxima quarta-feira
Início do conteúdo da página
evento

Mesa-redonda “As lutas por políticas de saúde das mulheres e LGBTI+ do/no campo” será realizada na próxima quarta-feira

Publicado: Segunda, 14 de Julho de 2025, 11h21

 

 

Na próxima quarta-feira (16), às 19h, o Observatório da Democracia, Cidadania e Direitos, em suas Jornadas Pela Democracia,  realizará a mesa-redonda “As lutas por políticas de saúde das mulheres e LGBTI+ do/no campo”, com transmissão ao vivo pelo Canal LAFICS-UFTM. A mesa-redonda será composta por Noeli Walter Taborda, militante do Movimento de Mulheres Camponesas, e Carlos Magno Soeiro Mendonça, militante do Coletivo LGBTI+ Sem Terra, mestra(e)s e doutoranda(e)s na Escola Nacional Florestan Fernandes da UNESP.

Homens, mulheres e LBGTI+ que viveram e vivem a condição camponesa nos campos do Brasil, ao longo de sua história,  tiveram e têm que enfrentar o abandono do Estado brasileiro e lutar por melhores condições de vida na contracorrente da dominação e exploração empreendida pelos grandes proprietários das terras. Por muito tempo, foram e são destituídos dos direitos sociais básicos, como saúde e educação.

Nessa mesa-redonda, Noeli e Carlos Magno se propõem visibilizar a discriminação e a exclusão vivenciadas por camponeses e as suas experiências de lutas por políticas que assegurem e efetivem os seus direitos à saúde, estabelecidos desde a Constituição Cidadã. Segundo Noeli e Carlos, “a luta por saúde das mulheres e da população LGBTQI+ que vivem no campo no Brasil, sempre foi marcada por grandes desafios, exclusão social e discriminação estrutural, limitando, em muitos casos, o acesso a políticas públicas a exemplo do SUS. Diante de tal realidade, Movimentos sociais como o Movimento de Mulheres Camponesas - MMC e o coletivo LGBTs Sem Terra que integra o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, tem desenvolvido ações visando a libertação das mulheres e LGBTs do campo de todas as formas de opressão buscando a garantia dos seus direitos.”

Para participar da mesa-redonda não é preciso fazer inscrição, basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=oL-1HWJ_c_U. Para a obtenção do certificado de participação, é necessário responder ao formulário de presença a ser disponibilizado durante a atividade, no "bate-papo" do canal LAFICS-UFTM. 

Outras informações podem ser obtidas nas redes sociais do Observatório da Democracia, Cidadania e Direitos do LAFICS/UFTM  (@observatóriodademocraciauftm ; https://www.facebook.com/geppec.lafics/) e pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Participem! Contamos com vocês em nossos espaços de discussão sobre as lutas pela democratização da sociedade brasileira. 

O evento integra o Programa de Extensão do Obervatório da Democracia, Cidadania e Direitos, registrado na PROEXT, sob o n. 359/2024,  sob coordenação da Profa. Idalice Ribeiro Silva Lima,  o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educação e Cultura (GEPPEC), e o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Filosofia e Ciências Sociais (LAFICS)/DFICS/IELACHS/UFTM.

O evento conta com a colaboração dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Territoriais e Agrários (NaTERRA)/UFTM;  Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Feminismo Materialista (GEPFEM)/UFSR; Grupo de Pesquisa sobre Direitos Sociais, Cultura e Cidadania (GPDISCC)/UNIFAP; Núcleo de Estudos de Gênero (NEGUEM)/UFU; Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Sociedade e Juventude (GEPESJ)/USP; Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão de Sociologia (LENPES)/ UEL.  

 

Fonte: Observatório da Democracia, Cidadania e Direitos

registrado em:
Assunto(s): evento
Fim do conteúdo da página