Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Mutirão mobilizou HC-UFTM com mais de 300 atendimentos pelo SUS
Início do conteúdo da página
Hospital das Clínicas UFTM

Mutirão mobilizou HC-UFTM com mais de 300 atendimentos pelo SUS

Publicado: Segunda, 07 de Julho de 2025, 19h51

Iniciativa faz parte do programa Agora tem Especialistas do Governo Federal e foi promovida pela Ebserh

 

Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou no sábado (5) o Dia E, mutirão com 331 atendimentos. A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação e foi um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil.

No total, foram ofertados cerca de 10 mil procedimentos assistenciais, em todo o país. A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde. O mutirão também fortaleceu a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocaram em prática seus conhecimentos sob a supervisão de professores e profissionais da Rede Ebserh.

O HC-UFTM realizou 47 cirurgias, 117 consultas e 167 exames. As especialidades atendidas foram: coloproctologia, urologia, ortopedia, dermatologia, oftalmologia, cardiologia, cirurgia pediátrica. Além de exames de ultrassom, endoscopia, ecocardiograma e eletrocardiograma.

Também foram realizados no Dia E dois webinários transmitidos pelo canal TV GEP HC-UFTM, com os temas: “Diagnóstico do TEA: A Integração entre Atenção Primária e Atenção Especializada no SUS” e “Plano de Parto no SUS: Caminhos para uma Assistência Eficaz, Segura e Humanizada”, realizados pelo Núcleo de Telessaúde.

“Recebemos aqui no HC-UFTM mais de 300 pacientes para participar do Ebserh em Ação, que visa trazer esses pacientes que estão esperando o procedimento eletivo, exames, consultas, cirurgias, e sem dúvida foi um sucesso. Muitos pacientes atendidos, cirurgias realizadas, pacientes que já voltaram para o seu lar com seus problemas resolvidos”, salientou o gerente de Atenção à Saúde do HC-UFTM, Luiz Antonio Pertili Rodrigues de Resende. A paciente Sandra Daniele da Silva Tobias, de Conceição das Alagoas estava aguardando há quatro meses uma cirurgia eletiva e foi uma das pacientes contempladas com o mutirão.

“O projeto Ebserh em Ação visa ampliar ainda mais o acesso às cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos, terapêuticos, e ele está alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula, com o Ministério da Saúde. Esse programa contempla todas as especialidades, priorizando cirurgias oncológicas, ortopédicas e cardiológicas, 100% SUS. No dia E, em todo o Brasil, os 45 hospitais da Rede Ebserh estiveram ao mesmo tempo realizando cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Todas as ações também envolvem residentes graduando-se, investindo numa formação voltada ao cuidado, qualificada e conectada com as necessidades da população. Então, estamos muito felizes em participar desse momento e até o final do ano teremos a continuidade desse projeto”, afirmou o ouvidor-geral da Rede Ebserh, Diego Henrique de Souza Rezende.

Além dos 200 profissionais do HC-UFTM envolvidos, estiveram presentes a reitora da UFTM, Marinalva Vieira Barbosa; a vice-reitora da UFTM, Meire Soares Ataíde Oliveira; a secretária Municipal de Saúde de Uberaba, Valdilene Rocha Costa Alves; e o ouvidor-geral da Ebserh, Diego Henrique de Souza Rezende.

Parceria
O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que, neste ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o país. “Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde, e da Ebserh, que também faz parte do SUS, nos permite enfrentar o desafio histórico de aceso a atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais de setor”.

Rede Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh

registrado em:
Fim do conteúdo da página