Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM sediará Seminário Regional sobre a Superação do Analfabetismo com foco na EJA
Início do conteúdo da página
Evento

UFTM sediará Seminário Regional sobre a Superação do Analfabetismo com foco na EJA

Publicado: Quinta, 03 de Julho de 2025, 15h55

 

No próximo dia 9 de julho, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) será sede do Seminário Regional do Pacto pela Superação do Analfabetismo, com o tema “Avanços e Desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”. O evento será realizado no Auditório Safira, das 13h30 às 17h30, e reunirá representantes de instituições públicas, movimentos sociais, gestores e profissionais da educação básica e superior.

A proposta do seminário é promover um espaço de reflexão crítica e troca de experiências sobre os caminhos para a superação do analfabetismo no Brasil, com ênfase nas políticas voltadas à EJA. Entre os destaques da programação está a participação da Escola do Olodum, de Salvador (BA), que apresentará sua tecnologia pedagógica inovadora, baseada na valorização da cultura afro-brasileira e no protagonismo de jovens e adultos em processos educativos transformadores.

Além disso, serão debatidos:

  • Os desafios enfrentados por professores e alunos da EJA;

  • Os avanços do Pacto EJA em âmbito nacional;

  • As potencialidades das práticas pedagógicas integradas à cultura, ao território e à diversidade dos sujeitos da EJA.

O evento é uma realização conjunta da UFTM, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação, e do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo, uma iniciativa do Ministério da Educação e do Governo Federal.

Para a UFTM, a realização do seminário reforça o compromisso da instituição com a promoção do direito à educação pública, gratuita e de qualidade para todas as faixas etárias, especialmente os públicos historicamente excluídos. A ação também está alinhada à missão institucional de contribuir com o desenvolvimento regional por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da inserção social.

A participação é gratuita e aberta ao público.

 

Fonte: Assessoria Especial da Reitoria



registrado em:
Assunto(s): Evento
Fim do conteúdo da página