Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Curso em mentoria para diretores escolares será apresentado por extensionistas
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

Curso em mentoria para diretores escolares será apresentado por extensionistas

Publicado: Terça, 27 de Maio de 2025, 16h44

A coordenação da ação de Extensão: “Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares” convida a comunidade universitária para conhecer o projeto no dia 6 de junho, às 14 horas, pelo link do Google Meet.

O Curso de Aperfeiçoamento foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e será implementado na UFTM por meio de parceria firmada com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), no âmbito do Programa de Apoio Técnico e Financeiro à Formação Continuada (PRODITEC).

Trata-se de um curso destinado à formação continuada de diretores escolares e técnicos de secretarias de educação em suas múltiplas funções, com a finalidade de refletir sobre os processos que ocorrem no cotidiano escolar, compartilhando experiências e conhecimentos.

De acordo com os organizadores, a previsão é de que a UFTM faça três ofertas do curso, sendo que cada uma das ofertas tenha como objetivo formar 400 diretores escolares e técnicos de secretarias de educação. O Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares terá carga horária de 210 horas, sendo desenvolvido ao longo de cinco meses em cada oferta. As turmas de cursistas, oriundos de todo território nacional, serão pré-inscritas pelo MEC e, posteriormente, matriculadas na UFTM pela Coordenação Administrativa do Curso.

O suporte teórico-prático será realizado pela UFSCAR, com acompanhamento na UFTM pela coordenação pedagógica do curso.

Por meio de edital interno, com previsão de divulgação no primeiro semestre de 2025, serão selecionados servidores docentes e técnicos administrativos da UFTM para atuar no Curso e exercer as seguintes funções:

  • Técnico em Tecnologia da Informação (TI) para desenvolvimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso;
  • Técnico para gestão dos encontros síncronos no Google Meet;
  • Apoio Técnico e Teórico (ATT) aos cursistas;
  • Professor das Salas de Aprendizagem.
Os técnicos e docentes selecionados para participar da equipe serão remunerados através de bolsa. O valor , os critérios de seleção e as exigências variam de acordo com a função.  A coordenação do PRODITEC/UFTM divulgará informações mais detalhadas no encontro remoto a ser realizado no dia 6 de junho.

 

Mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Assunto(s): EXTENSÃO , PRODITEC
Fim do conteúdo da página