UFTM reafirma compromisso com a segurança da comunidade acadêmica
A Reitoria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) vem a público manifestar sua profunda preocupação com os recentes relatos de violência cometida contra membros da comunidade acadêmica, especialmente mulheres e pessoas pertencentes a grupos historicamente vulnerabilizados. Reiteramos nosso compromisso com a promoção de um ambiente universitário seguro, acolhedor e respeitoso para todas as pessoas.
Em resposta às denúncias encaminhadas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Reitoria adotou providências imediatas. As informações foram oficialmente enviadas à Comissão Disciplinar Discente (CDD), instância competente para “acolher, avaliar e deliberar acerca das infrações disciplinares cometidas por discentes da UFTM e propor, se for o caso, as sanções a serem aplicadas”, conforme o art. 2º do seu regulamento. Paralelamente, foi registrado Boletim de Ocorrência junto às autoridades policiais competentes, a fim de garantir a devida investigação no âmbito criminal.
Além das ações iniciais, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROACE) realizou reunião com o DCE e os Centros e Diretórios Acadêmicos para escutar demandas e alinhar estratégias de atuação. A Reitoria também se reuniu com representantes das forças de segurança pública, com o objetivo de discutir medidas para reforçar a segurança no entorno da Universidade.
Como desdobramento dessas ações, será realizada uma reunião com a participação da Reitoria, do DCE, dos Centros e Diretórios Acadêmicos, da Atlética Soberana, das Baterias e Empresas Juniores, com o objetivo de construir coletivamente uma pauta de segurança universitária. Essa pauta será formalmente apresentada ao Governo Municipal, aos órgãos públicos estaduais e federais de segurança, e, caso necessário, encaminhada ao Ministério Público.
Reforçamos que todas as providências adotadas — e as que ainda se fizerem necessárias — têm como princípio a defesa intransigente da integridade física e emocional de nossa comunidade. A UFTM não tolera qualquer forma de violência, assédio ou discriminação em seus espaços institucionais. Na nossa Universidade, todas as pessoas têm o direito de viver em paz.
Reitoria da UFTM
Uberaba, 08 de maio de 2025.
Redes Sociais