Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de ensino acolhe calouros de Química em Iturama

Projeto de ensino acolhe calouros de Química em Iturama

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2024, 09h11

A recepção de calouros 2024 do curso de Química da UFTM em Iturama, realizada nessa semana, recebeu um apoio especial de um projeto de ensino, o “Adote um calouro e seja camarada”. É o quarto ano que o projeto é executado.

Calouros de Química em Iturama
Calouros 2024 de Química - campus Iturama (Professora Daniela - na frente de blusa branca, e a veterana voluntária, Hellen Freitas Franco, primeira à direita)

Coordenado pela professora Daniela Pereira Garçon, do curso de Química em Iturama, o projeto propõe criar um meio em que os calouros possam se sentir mais integrados com a Universidade. “Além disso, também pretende-se instigar o contato entre calouros e veterano, de forma a contribuir com a permanência do calouro no curso e também criando no veterano um estímulo para que esse não se sinta desmotivado, possibilitando as relações sociais, de vital importância na constituição do sujeito”, explicou a coordenadora.

Inspirado em experiências nacionais e internacionais, o projeto recruta um estudante voluntário do curso de Química do Campus Universitário de Iturama da UFTM disposto a apoiar estudantes calouros em seu primeiro ano na Universidade, e estes, muitas vezes, ficam mais à vontade para tirar suas dúvidas com outro discente ao invés do professor. Neste ano, a voluntária é a veterana Hellen Freitas Franco. Entre as ações e atividades do projeto, é oferecido suporte aos recém-chegados para inserção no meio acadêmico, apresentação da Universidade, explicação da estrutura, dos setores, serviços e políticas direcionadas aos estudantes da UFTM, bem como há orientações sobre a cidade de Iturama.

O projeto observa que o ingresso na Universidade pode ser caracterizado como um evento que demanda um significativo processo de adaptação. “Esse processo não se encerra com as vivências da primeira etapa do curso, mas é fortemente influenciado pelas experiências do primeiro ano de graduação. A relevância desta proposta justifica-se não só pela possibilidade de ajudar os estudantes em suas dificuldades acadêmicas, quer sejam de informação ou de aprendizagem, como também visa diminuir a evasão dos estudantes dos Cursos de Licenciatura em Química”, conclui Daniela.

Foto: Projeto Adote um calouro – Química/Iturama

Assunto(s): Adote um calouro , Qímica , Iturama