Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Início da temporada de Colação de Grau na UFTM: celebração do conhecimento e conquistas
Colação de Grau

Publicado: Terça, 19 de Março de 2024, 09h21

Na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o início da temporada de colação de grau é mais do que uma simples formalidade; é um momento profundamente significativo. Representa o encerramento de uma jornada acadêmica repleta de desafios e conquistas, onde os estudantes celebram não apenas suas realizações individuais, mas também as amizades e colaborações que os acompanharam ao longo do percurso.

A cerimônia solene teve início com os formandos do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) - Medicina, nodia 22 de fevereiro, marcando o ponto de partida de um período repleto de celebrações e reconhecimento. A partir daí, a semana se desdobra em uma série de eventos carregados de simbolismo e honra. No dia 19 de março, é a vez dos formandos em Terapia Ocupacional serem homenageados, seguidos, em 20 de março, pelos estudantes de Biomedicina e Enfermagem. No dia seguinte, 21 de março, os futuros fisioterapeutas recebem suas merecidas honras. E, finalizando essa semana, no dia 22, é a vez dos formandos em Educação Física e Nutrição.

O Instituto de Ciências e Tecnologia de Engenharia (ICTE) reserva sua cerimônia para o início de abril, com Engenharias Elétrica e Química abrindo as comemorações em 3 de abril, seguidas por Ambiental e Produção em 4 de abril, e encerrando com Civil, de Alimentos e Mecânica em 5 de abril.

O Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais (IELACHS) reserva os dias 10, 11 e 12 de abril para celebrar as conquistas dos formandos de Serviço Social, Geografia, História, Letras e Psicologia.

Por fim, o Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) encerra a temporada de colação de grau em 19 de abril, homenageando os graduandos em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química.

A UFTM se enche de orgulho ao testemunhar o encerramento de mais uma etapa na jornada acadêmica de seus estudantes. Deseja a todos sucesso, realização e muitas conquistas futuras, levando consigo não apenas o conhecimento adquirido, mas também os valores de ética, empatia e compromisso social. Parabéns a todos os formandos!

A equipe de cerimonial da UFTM preparou um vídeo de orientação para os participantes desse momento especial. Este vídeo oferece instruções detalhadas sobre os procedimentos a serem seguidos durante a cerimônia de colação de grau, garantindo que tudo transcorra de forma organizada e fluida. Os graduandos, familiares e demais envolvidos podem assistir a esse material para se familiarizarem com os protocolos e contribuírem para o sucesso do evento. É mais uma iniciativa da universidade para assegurar que esse momento seja marcado pela solenidade e pela celebração adequadas às conquistas alcançadas.

Além disso, é fundamental destacar que o cerimonial de colação de grau na UFTM conta com o apoio inestimável de alunos voluntários por meio de um projeto de extensão. Estudantes interessados em contribuir ativamente para o sucesso das cerimônias, podem se voluntariar entrando no grupo de WhatsApp (https://chat.whatsapp.com/Kf2vBLXjUFX9wFVzNuizAB) designado para o projeto. Lá, receberão informações sobre as tarefas a serem executadas, os horários de reuniões e treinamentos, tendo a oportunidade única de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, organização e liderança.

Assunto(s): Colação de Grau