Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Visita técnica da UFTM à UFU promove intercâmbio e reflexão sobre gestão cultural
CULTURA

Publicado: Sexta, 08 de Março de 2024, 15h41

Raphael, Profa. Heliana, Diogo, Prof. Helder (UFU) e Prof. Thiago

No dia 6 de março de 2024, uma equipe do Departamento de Desenvolvimento Cultural da UFTM realizou uma visita técnica à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da UFU. O objetivo principal da visita era conhecer de perto a estrutura e as operações do Departamento de Cultura da UFU, buscando insights e oportunidades de aprimoramento para sua própria instituição.

A comitiva, composta pelo Prof. Dr. Thiago Henrique Barnabé Corrêa, Diretor de Cultura da UFTM, pelo servidor Raphael Ilídio Arduini, Diretor substituto e produtor cultural, pela Profa. Dra. Heliana Castro Alves, Coordenadora do Centro Cultural, e pelo servidor Diogo Nobre da Silva, Museólogo e Diretor do Museu dos Dinossauros da UFTM, foi recebida cordialmente pelo Diretor de Cultura da UFU, Prof. Dr. Alexandre José Molina, e pelo Pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU, Prof. Dr. Helder Eterno.

Durante a manhã, foram realizadas visitas às instalações da PROEXC, onde foram apresentadas as rotinas operacionais do setor. Na parte da tarde, a comitiva visitou o Museu dos Povos Indígenas da UFU, fortalecendo os laços entre as instituições e permitindo a troca de experiências sobre questões comuns que afetam os museus universitários.

A Profa. Dra. Heliana destacou a importância da visita técnica, enfatizando o papel das universidades na gestão da cultura e a necessidade de políticas que garantam o acesso aos direitos culturais da comunidade. Já o Prof. Dr. Thiago Corrêa ressaltou a motivação gerada pela visita, identificando potencialidades e pontos a serem estruturados para que a Cultura alcance seu verdadeiro espaço na UFTM, incluindo ajustes na questão financeira para oferecer suporte adequado às ações culturais propostas.

A visita técnica proporcionou um espaço para reflexão e diálogo, visando o aprimoramento contínuo das atividades culturais nas instituições de ensino superior.