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Ensino

Projeto de ensino da UFTM discute casos clínicos na Medicina

Publicado: Sexta, 08 de Março de 2024, 10h20

O projeto de ensino "Discussão de casos clínicos na Medicina", coordenado pela professora Lívia Teodoro, do Departamento de Bioquímica, Farmacologia e Fisiologia - DBFF/ICBN da UFTM, promove a discussão de casos clínicos entre estudantes do curso de Medicina sobre temas variados referentes à saúde humana, além de possibilitar que o acadêmico integre os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para compreensão e solução de problemas clínicos.

De acordo com a coordenadora, o projeto de ensino baseia-se no fato de que o raciocínio clínico é composto por um conjunto de estratégias cognitivas utilizadas pelos profissionais da saúde para a solução adequada de problemas de ordem clínica dos pacientes na busca do diagnóstico correto. “Dessa forma, o conhecimento se mostra único e inter-relacionado. Por isso, para que seja possível atingir esse objetivo, que é o de chegar ao diagnóstico da doença que aflige o paciente, ao longo do curso de graduação em Medicina, os acadêmicos devem ser expostos a diversos problemas clínicos desde os primeiros anos da faculdade”, afirmou a docente.

O projeto irá se iniciar pela terceira vez, com uma nova turma, em abril/2024. O público alvo são estudantes do curso de Medicina que tenham concluído ou estejam cursando a disciplina de Semiologia Médica. “Fazemos reuniões presenciais semanais nas quais discutimos um caso clínico extraído de literatura (plataformas SCIELO e PubMed) e disponibilizado previamente na forma de um resumo contendo somente a história clínica e o exame físico para que os alunos possam desenvolver o raciocínio clínico. Desta forma eles são estimulados a pensarem nos prováveis diagnósticos ou suspeitas clínicas e são informados de forma gradual sobre os resultados dos exames complementares, que serão mostrados durante a reunião do grupo, chegando finalmente à resolução do caso”, explicou Lívia. Na sequência, o caso clínico (artigo) completo é disponibilizado aos alunos para fins de estudo. Além disso, os alunos que fazem parte da comissão organizadora são responsáveis por produzir material de divulgação para as comunidades acadêmica e externa através de página nas redes sociais: @casosclinicos_meduftm

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