Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Sede definitiva do Campus de Iturama será inaugurada
Início do conteúdo da página
Iturama

Sede definitiva do Campus de Iturama será inaugurada

Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2023, 16h18

 

A UFTM realizará nesta sexta-feira, 26 de maio de 2023, a solenidade oficial de inauguração da sede definitiva do Campus Universitário de Iturama, da Fazenda Escola UFTM e de usinas fotovoltaicas. O evento contará com a presença do reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo; de membros da gestão da UFTM; do diretor do Campus de Iturama, professor Helder Barbosa Paolini; do prefeito de Iturama, Claúdio Tomaz de Freitas; do presidente da Câmara, Deleon Martins Almeida; e demais autoridades locais e membros da comunidade.

O Campus Universitário, assim como as demais obras, não foi inaugurado antes devido às restrições impostas pela pandemia e, também, posteriormente, devido às regras impostas pelo período eleitoral que proibiam inaugurações oficiais durante o período de campanha presidencial.

Para o diretor o Campus de Iturama, professor Helder Barbosa Paolini, a instalação do campus não seria possível sem o empenho dos primeiros servidores e apoio da comunidade e políticos da região. “Nossos primeiros funcionários foram da limpeza de prédios, organização de salas de aula e preparo de aulas, não havia pessoa destinada a isso, eram todos com um sonho para tornar realidade e  foi preciso se fazer algo, fizeram mesmo que não fosse sua atribuição. Foram esses primeiros servidores que forjaram o sentimento que hoje impera em um campus que é o reflexo do trabalho voltado não só ao aluno, como a todo o Pontal do Triângulo Mineiro. E aonde chegamos hoje? Não chegamos a prédios ou fazenda escola, isso por si não nos representa. O que apresentamos hoje é o trabalho que existe dentro dos prédios e esse trabalho é sério e competente. A beleza do campus não está apenas nas linhas arquitetônicas, está no aluno que estuda e aprende, isso, gente, é uma beleza sem igual. A cada um que colaborou para que os prédios fossem erguidos, vocês não têm noção de como é engrandecedor ver um aluno chegar, sentar, estudar em um ambiente adequado e, sim, formar-se em um campus adequado ao ensino de qualidade que o Brasil precisa”, disse o diretor.

Para o reitor da UFTM, a inauguração é motivo de orgulho, pois foi um esforço conjunto da UFTM com o apoio do governo municipal e políticos da região. “Temos que agradecer à cidade de Iturama que acolheu a universidade e nossos servidores. Acreditaram na implantação do Campus e não mediram esforços para atender às necessidades que os cursos aqui implantados apresentaram. Temos agora a sede definitiva e projetos para implantação de novos cursos. Desejamos que a UFTM em Iturama cresça mais e possa ampliar o atendimento à comunidade de Iturama e cidades vizinhas com ensino público, gratuito e de qualidade. Temos que agradecer também ao empenho dos servidores. Sem o esforço deles nada disso seria possível. Sabemos que para eles foi um desafio ficar inicialmente em instalações temporárias e aguardar todo o processo de construção do Campus. Ainda há muitos desafios, mas com empenho de todos eles serão superados”, declarou o reitor.

 

Sobre o Campus de Iturama

O Campus Universitário de Iturama, o primeiro fora da sede da UFTM, foi inicialmente instalado em uma sede temporária cedida pela Prefeitura Municipal Iturama até que fossem realizadas as obras de implantação em uma área doada à universidade. As atividades se iniciaram em 2015 com os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Química. Em 2016, o curso de Agronomia passou a ser ofertado, utilizando, em parceria com o município de Iturama, a estrutura física da Escola Agrícola Municipal.

Em janeiro de 2018, no terreno de aproximadamente de 54.000 m² teve início a construção da primeira etapa da sede definitiva, quando foi realizada toda infraestrutura básica, como a implantação de rede de água potável, de captação de água pluvial e esgoto, rede para fornecimento de energia elétrica, cercamento e iluminação da área, estacionamento de veículos, portaria e a edificação de um bloco com área 1.637,17 m².

A segunda etapa da obra teve início em 2019, contou com a construção de nova edificação com área de 978,80 m² para abrigar oito salas de aula, três laboratórios de ensino e pesquisa e também área técnica.

A terceira etapa foi iniciada em fevereiro de 2020 e concluída em janeiro de 2021. Nela foi realizada a construção de nova edificação com área de 315,60 m² para abrigar duas salas de aula, um laboratório de ensino e pesquisa e área de almoxarifado. Nessa etapa também foi construída a cantina e a área de convivência com área de 245,86 m², além de realização de adequações de layout em um dos edifícios para abrigar a biblioteca do campus e áreas administrativas.

Com a terceira etapa concluída, com 3.317,43 m² de área construída, a mudança para a sede própria aconteceu em dezembro de 2020.

Fazenda Escola UFTM

As atividades da Fazenda Escola UFTM se iniciaram também em 2020, graças à doação da escola agrícola, fruto dos encaminhamentos junto à Prefeitura Municipal de Iturama e Câmara Municipal para doação da Escola Municipal Agrícola Alípio Soares Barbosa (área correspondente a uma fazenda) para a UFTM, culminando na Lei nº 4.887, de 2 de julho de 2020 de doação da área.

A Escola Fazenda foi uma conquista necessária para o reconhecimento do curso de graduação em Agronomia e consolidação dos demais cursos. A fazenda escola apresenta estruturas prediais com mais de 40 anos.

 O Campus Universitário de Iturama tem 43 técnicos administrativos, 43 docentes e 439 discentes, sendo 33 do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), 64 da Licenciatura em Química, 107 da Licenciatura em Ciências Biológicas e 235 do Curso de Agronomia. Um total de 113 profissionais já concluíram a graduação na UFTM em Iturama.

Usinas fotovoltaicas

O Campus de Iturama passa também a contar com 23 usinas fotovoltaicas. Para sua instalação houve a contratação de empresa especializada. A implantação tem por objetivo a economia de energia fornecida pela concessionária de energia elétrica.  

O serviço de implantação encontra-se em fase final de execução, com investimento aproximado de R$ 2 milhões. As usinas estão sendo instaladas nas coberturas das edificações existentes e também serão instaladas em coberturas para parte das vagas de estacionamento do Campus Iturama. 

 

Fotos: Arquivo DEMA - UFTM 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Campus universitário
Fim do conteúdo da página