Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Cursos da UFTM recebem conceito 4 no CPC 2021
Conceito

Cursos da UFTM recebem conceito 4 no CPC 2021

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 13h49

Na última quarta-feira, 29 de março, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP publicou o Conceito Preliminar de Cursos - CPC referente ao ano de 2021. O CPC consiste em um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação, calculado a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho do Estudante - Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Dentre os cursos da UFTM, foram avaliados pelo CPC 2021 as licenciaturas em Ciências Biológicas (Sede e Campus Iturama), Física, Geografia, História, Letras Português/Espanhol, Letras Português/Inglês, Matemática e Química (Sede e Campus Iturama), além do bacharelado em Educação Física. Todos os cursos avaliados apresentaram nota 4 no CPC faixa (resultado do CPC após arredondamento), numa escala que vai de 1 a 5. O resultado demonstra que esses cursos apresentam qualidade superior à média dos demais cursos.

Ainda no dia 29, o INEP também divulgou o Índice Geral de Cursos - IGC 2021, que consiste em um indicador que avalia a qualidade das instituições de ensino superior. O IGC é calculado a partir da média ponderada dos CPC's dos cursos de graduação avaliados no último ciclo avaliativo, bem como dos conceitos Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu. A UFTM manteve a nota 4 no IGC faixa (pontuação após o arredondamento), e apresentou um crescimento em seu IGC contínuo (pontuação antes do arredondamento), tendo avançado 40 posições no ranking geral de instituições quando comparada com a última edição do IGC.

Os CPCs e o IGC referentes ao ano de 2021 podem ser consultados no endereço: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior

Com informações da Pró-Reitoria de Planejamento- PROPLAN

Assunto(s): Conceito , INEP , CPC 2021