Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Evento no ICTE com engenharias de Produção e Elétrica lançou produtos alimentícios
Início do conteúdo da página
Empreendedorismo

Evento no ICTE com engenharias de Produção e Elétrica lançou produtos alimentícios

Publicado: Quinta, 16 de Março de 2023, 08h38

Na tarde da última quarta-feira, 15 de março, o curso de Engenharia de Produção da UFTM promoveu atividade de Lançamento de Produtos Alimentícios no Laboratório de Negócios do Departamento de Engenharia de Produção do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas – ICTE.

Conforme a organizadora, professora Daniela de Castro Melo, o objetivo foi desenvolver habilidades, ferramentas e técnicas de gestão de projetos com os discentes participantes, que tiveram que persuadir gestores, empresários e professores avaliadores com a finalidade de comprovar que seus projetos tinham demanda e eram viáveis financeiramente.  A repercussão do projeto, ainda, envolveu propostas de novos lanches que serão levadas à cantina universitária do ICTE e que podem ser adotadas em outras lanchonetes universitárias, diante de pesquisa de mercado realizada previamente com o público universitário.

 

O projeto desenvolvido constitui ação de ensino pertencente à disciplina de Gestão de Projetos com discentes do curso de Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica. A disciplina é ministrada pela professora Daniela de Castro Melo, que coordenou o evento, e contou com a participação ativa de público interno e externo da Universidade.

Foram oito grupos, denominados empresas, que produziram oito produtos: bite light (cookie de banana), pavê de bolacha, a tal da palha (palha italiana), frutice (geladinho de frutas), quentinho (pão de batata doce), pipokisses (pipoca com chocolate e leite em pó), bom brownie, poke stars (refeição poke).

Entre as várias etapas do projeto, os alunos realizaram, além da pesquisa de mercado, escopo, cronograma, comunicação do produto, custos do projeto e do produto, projetaram fluxo de caixa, fizeram análise de viabilidade. A culminância foi a produção dos produtos e a disponibilização para degustação dos avaliadores e colegas.

Conforme os organizadores, participaram como avaliadores dos produtos a empresária Ângela Ma; o consultor em segurança empresarial, Antônio Júnior; os professores Carolina Rodrigues da Fonseca, do curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Alexsandro Silva Solon, do curso de Engenharia de Produção da UFTM; Gustavo Otero Prado, coordenador do curso de Engenharia de Produção da UFTM; João Roberto Lo Turco Martinez, coordenador do Departamento de Engenharia de Produção da UFTM; Juliane Cristina de Oliveira Fandi, professora do curso de Engenharia Elétrica da UFTM; e professor Lauro Osiro, diretor substituto do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas da UFTM.

Segundo a coordenadora do evento,  durante a avaliação, os alunos precisaram mostrar aos avaliadores que estão efetivamente preparados para o mercado. Os avaliadores, por outro lado, tiveram a missão de questionar o que eles fizeram, investigar os caminhos que percorreram e opinar no que pode ser melhorado. “Os avaliadores foram pontuais e contribuíram para a melhoria dos projetos. Os discentes se esforçaram, estavam engajados e comunicativos. A UFTM está preparando excelentes profissionais para o mercado de trabalho”, destacou a professora Daniela.

 

Para visualizar mais imagens do evento, >> ACESSE <<

Mais informações poderão ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Fotos: Elioenai Amuy/UFTM

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página