Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Simulação de salvamento de vítimas na UFTM alcançou objetivos esperados
Início do conteúdo da página
Simulação

Simulação de salvamento de vítimas na UFTM alcançou objetivos esperados

Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 15h08
Foto: Marco Clemente/UFTM

 

Na última quarta-feira, 23 de novembro, a simulação e o treinamento para salvamento de vítimas de incêndio na unidade da UFTM, instalada no Bairro Abadia, na Rua Vigário Carlos (Centro Educacional e Centro de Pesquisa Prof. Aluízio Rosa Prata)realizada pelo 8º Batalhão de Bombeiros Militar, 4ª Companhia Especial de Operações Aéreas e outros órgãos que apoiaram e colaboraram com a ação alcançou os objetivos propostos.

Conforme os organizadores, a unidade responsável, em conjunto com os demais envolvidos, planejou e executou atividade simulada composta por uma sequência de palestras no período da manhã, seguida de atividade de evacuação da população presente no prédio da UFTM e simulação de salvamento de múltiplas vítimas no período da tarde. 

Estima-se que, de maneira geral, cerca de 650 pessoas participaram diretamente do evento. Entre elas, 56 bombeiros militares, 15 agentes do SAMU, 47 alunos e servidores da UFTM, entre outros envolvidos, que se inscreveram para todas as atividades realizadas no dia 23. No período da tarde, especificamente, aproximadamente 500 pessoas foram evacuadas, com a cooperação e apoio de agentes da guarda municipal, agentes de trânsito e policiais militares. Os alunos e servidores do prédio também foram evacuados, momento em que se pôde mensurar o tempo requerido para deixar a edificação em caso de sinistros.

Foto: Marco Clemente/UFTM
Foto: Elioenai Amuy/UFTM

 

Sobre a participação dos atores da UFTM, servidores e alunos que encenaram as vítimas, foram caracterizados por equipes de maquiadores e atuaram como vítimas em situações em que não ficavam expostos a riscos. As vítimas utilizadas na simulação aérea e evacuação por rota de fuga (cordas) eram bombeiros militares descaracterizados. 


Das ações

Na parte externa do prédio, o fogo foi ateado em tambores, de maneira controlada. Disponibilizou-se um militar com extintores para prevenção de incêndio no local. Nas áreas internas, foram utilizados sinalizadores para a produção de fumaça e de máquina própria para a finalidade. 

Com relação à rota de fuga comandada no solo, funcionou conforme o previsto. Conforme os responsáveis, trata-se de técnica apropriada para evacuação de pessoas presas em edificações verticais nas quais as rotas de fuga encontram-se obstruídas pelo incêndio ou outra situação adversa. 

Para a operação simulada, não houve o pouso no topo do prédio, mas uma simulação de resgate com cesto, operação de alto risco por envolver a utilização de carga externa à aeronave, situação em que se coloca um cesto de resgate com um militar, que aborda a vítima e a remove para local seguro. Existe, nessa prática, o risco associado à atividade e dificuldades relativas à visualização, posicionamento, velocidade e direção do vento, entre outras, porém,  essas atividades aéreas são realizadas observando todos os critérios de segurança. 

Foto: Marco Clemente/UFTM
Foto: Marco Clemente/UFTM

 

O evento como um todo se destinou a atrair a atenção da população envolvida e espectadores, no sentido de disseminar a cultura de prevenção e de autoproteção nas pessoas. Houve várias atividades simultâneas e coordenadas, executadas pelos diversos atores, como a triagem de vítimas com diferentes graus de lesão, inclusive fatais, emprego da aeronave e emprego de técnicas de salvamento em altura para o acesso e resgate das vítimas, como mencionado.



Dos objetivos alcançados

O evento pode ser classificado com uma ação coordenada de Proteção Defesa Civil, em que se trabalham ações de prevenção, mitigação e preparação na gestão do risco de desastres, e treinam-se ações de resposta na gestão do desastre. Além disso, atrai a atenção da população, de maneira geral, disseminando a cultura da prevenção e autopreservação, ressaltando também a importância da instalação e manutenção dos meios preventivos das edificações, conforme previsão legal. Nesse contexto, conforme os organizadores, pode-se dizer que o evento atingiu o objetivo proposto. 

Um dos objetivos da realização de simulados práticos, ainda, é a possibilidade de testar a aplicação das técnicas à situação concreta. A identificação das dificuldades de execução são alvo de estudos de situação, com vistas ao aprimoramento das equipes envolvidas, ressaltando-se que, o que não funciona conforme o planejamento em uma situação controlada, serve de exemplo para adoção de medidas destinadas a corrigir as dificuldades encontradas.  

Como pontos que merecem destaque por terem ocorrido bem, os organizadores enumeraram:
- atuação coordenada dos diversos órgãos envolvidos;
- participação da comunidade acadêmica; 
- participação da sociedade civil representada por grupos de planos de auxílio mútuo existentes na região; 
- possibilidade de treinamento conjunto para as equipes envolvidas; entre outros. 


O 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM), com a 4ª Companhia Especial de Operações Aéreas (4ª CEOA), além do apoio de instituições parceiras (PMMG, COMPDEC, GM, SAMU, UFTM)  realizou esse treinamento/simulado de resgate de vítimas “presas” em uma edificação que está sendo tomada pelas chamas, impedindo a saídas dos ocupantes pelas rotas de fugas existentes, uma vez que constitui oportunidade ímpar de divulgação da necessidade de instalação/manutenção de medidas preventivas contra incêndio e pânico em todas as edificações da cidade.

Nesse simulado, foram executadas ações de Proteção e Defesa Civil, que se justificam pela necessidade de alinhamento/integração dos órgãos para melhor prevenção, preparação e resposta a ocorrências dessa natureza;  para mensurar a capacidade de mobilização e atuação dos órgãos envolvidos na resposta; bem como pela crescente verticalização da cidade de Uberaba.

Foto: Elioenai Amuy/UFTM
Foto: Elioenai Amuy/UFTM

 

Com informações do 8º Batalhão de Bombeiros Militar/MG

ACESSE mais imagens do evento

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página