Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão inicia atividades para estimular o aleitamento materno
Extensão Universitária

Projeto de extensão inicia atividades para estimular o aleitamento materno

Publicado: Quinta, 01 de Setembro de 2022, 09h47

O Projeto de extensão universitária da UFTM “Projeto Flora: vivências do aleitamento materno” inicia as atividades práticas amanhã, dia 2 de setembro, para gestantes e nutrizes que buscam atendimento no Banco de Leite Humano de Uberaba, localizado no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (CAISM) no bairro Parque do Mirante em Uberaba.

Participam do projeto 14 discentes, sendo uma das alunas bolsista e é coordenado pela professora Ana Rita Marinho Machado, lotada no Departamento de Enfermagem em Educação e Saúde Comunitária/Curso de Enfermagem/ICS. O projeto, que deve terminar em dezembro de 2022, tem como propósito elaborar atividades de vivência prática entre acadêmicas de graduação em Enfermagem da UFTM e o Banco de Leite Humano de Uberaba. As atividades acontecerão de acordo com a disponibilidade das alunas e da docente, nos dias úteis, das 13 às 17 horas, conforme escala elaborada pelo grupo.

As atividades aplicadas buscam estimular o aleitamento materno, a propagação de suas técnicas adequadas fora do ambiente hospitalar e o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho. O projeto se baseia em um plano operativo, que pretende desenvolver ações voltadas para o fortalecimento da assistência em geral, contribuindo para a saúde da criança e da mãe.

Espera-se com o Projeto expandir o acesso do discente de graduação em Enfermagem à prática de aleitamento materno e amamentação, potencializando seu conhecimento teórico-prático, sua noção de cuidado integral à saúde e a valorização da equipe multidisciplinar. Além disso, intenta-se estimular a produção científica e a aproximação com a comunidade.

Todas as atividades serão executadas e avaliadas simultaneamente pela coordenação do projeto buscando identificar a aceitação e satisfação das ações e ainda verificar problemas, fazendo com que as atividades sejam sempre repensadas.