Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de divulgação científica da UFTM aprovado pelo CNPq atuará em escolas
Início do conteúdo da página
Ciência

Projeto de divulgação científica da UFTM aprovado pelo CNPq atuará em escolas

Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2017, 06h53
Grupo Alquimistas S.A.
Grupo Alquimistas S.A.

O projeto intitulado “1ª Mostra Artística, Científica e Cultural de Matemática e Química da UFTM”, coordenado pelas professoras Mônica de Cássia Martines e Valéria Almeida Alves, do Icene, foi aprovado pelo Comitê Julgador do Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia – COAPD do CNPq.

O edital do CNPq visa apoiar a realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas de âmbito municipal, estadual/distrital e nacional, como instrumento de popularização da ciência e melhoria dos ensinos fundamental e médio, para identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguir carreiras técnico-científica e docência. Além disso, possibilitar a seleção dos melhores trabalhos para participação em Feiras e Mostras Internacionais.

A professora Bruna Lopes Coêlho, do ICTE, é colaboradora no projeto para atuar no quesito sustentabilidade das ações. Discentes dos cursos de Licenciatura em Física, Matemática, Química e Bacharelado em Educação Física também participarão.

A Superintendência Regional de Ensino de Uberaba (SRE/Uberaba) e a equipe gestora do Centro Cultural/PROEXT/UFTM são parceiros do projeto para garantir a divulgação nas escolas de Uberaba. A Escola Estadual Professor Chaves também é parceira.

“A Mostra Científica das áreas Matemática e Química pretende fazer uso da Pedagogia de Teatros e será realizada pelo Grupo Alquimistas S.A. da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, que vem realizando, desde junho de 2017, o projeto Show da Química e da Matemática, registrado na Proext, o qual inspirou a elaboração do projeto ora aprovado pelo CNPq”, explicou Valéria Almeida. A Mostra ocorrerá durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em outubro de 2018.

Para o projeto, o CNPq concedeu verba de custeio de R$ 4.000,00 mais R$ 4.800,00 para quatro bolsas de Iniciação Científica Júnior que irão para alunos do ensino médio das escolas que apresentarem os melhores trabalhos na Mostra. A previsão para recebimento do custeio é início de 2018, e para recebimento das bolsas é início de 2019.

O início das atividades está previsto para fevereiro de 2018. A primeira fase será a preparação da equipe executora que se apropriará da pedagogia dos teatros.

Os resultados podem ser conferidos aqui.

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página