Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Meu Quintal é maior que o Mundo inaugura Casa na Árvore

Meu Quintal é maior que o Mundo inaugura Casa na Árvore

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 16h48

Meu quintal é maior que o mundo, poema de Manoel de Barros, é o mote do projeto idealizado pelo professor Pedro Zany Caldeira, da UFTM, que tem por objetivo a construção de uma casa na Árvore e a intervenção em três praças da cidade de Uberaba. A primeira Casa na Árvore, construída e instalada na Escola Municipal São Judas Tadeu, foi inaugurada na última sexta-feira, 27.

Segundo Pedro Caldeira, o projeto surgiu no meio do ano de 2016, quando a Bernard van Leer Foundation, da Holanda, que apoia projetos que visam à intervenção que tenham as crianças como público-alvo, publicou o edital Urban95, dirigido a crianças com três anos de idade (95 cm é a altura média de uma criança de três anos), para que diversos aspectos do mundo sejam pensados para crianças com 95 cm. No nosso caso, intervenções em três praças de Uberaba.

São dois tipos diferentes de intervenção, relata Pedro. "A primeira pressupõe a colocação de brinquedos de playground nas pracinhas (equipamentos permanentes) e a segunda de iniciativas pontuais, como por exemplo manhãs de yoga na praça, pequenos exploradores, piscinas de lama, aviões de papel ou bolhas de sabão. Dentre essas iniciativas, a que se destaca é a do jardim comestível, que se desenrola em diferentes etapas: plantar o jardim, manter o jardim e, finalmente, provar os produtos plantados nesse Jardim - com sugestões gastronômicas para que crianças e pais possam incorporar esses produtos em sua alimentação".

Para as intervenções pontuais, o projeto conta com o apoio do Núcleo Experimental de Cinema e Animação - NECA da UFTM, coordenado pela professora Ana Paula Bossler, que desenvolverá uma série de ações como as bolhas de sabão, os aviões de papel, a piscina de lama, oferecendo o pessoal para coordenar e executar as ações, elaborar o material, fazer o registro fotográfico, a produção de vídeos, curtas e publicações no YouTube.

Quanto às praças que vão contar com as intervenções, Pedro afirma "uma das pracinhas é no Bairro Fabrício, e será a primeira; a outra será localizada no Residencial 2000 e a terceira no Bairro Rio de Janeiro, numa parceria com a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação. A expectativa é que as intervenções na primeira pracinha se iniciem este ano, mas há alguns fatores que estão fora do nosso controle e que poderão atrasar um pouco o início desta parte do projeto", conclui Caldeira.

José Homero Queiroz, juntamente com seu filho Pedro, foi o artesão responsável pela construção da casa, obra realizada em uma semana. Como marceneiro certificado há mais de quinze anos, ele se dedica à construção de parquinhos e casas na árvore. Para Homero, entre centenas de construções, a da Escola Municipal de São Judas tem algo especial desde o começo. "Das centenas que já fiz, eu nunca tive uma homenagem como aqui. Eu comecei a fazer a casa, e  todos falavam que ia ficar bonito".  Para ele ver as crianças brincando, é uma alegria."Criança é vida, ser criança - a gente nunca esquece. Se pudéssemos, seríamos crianças até hoje", afirma Homero.

Um sonho que se torna realidade

A solenidade de inauguração foi um momento mágico, onde todos foram unânimes em demonstrar a emoção em ver um sonho, que exigiu a participação de muitas pessoas, para ser concretizado. "É um sonho da professora Ana Paula Bossler, que se iniciou há seis anos na UFTM e se torna realidade a partir da parceria com a Escola Municipal São Judas Tadeu com a qual construímos ações e desenvolvemos atividades que culminaram neste final", afirmou Pedro Caldeira.

De acordo com a diretora da Escola, Silvana Viera, o Projeto nasceu da parceria de pais e Escola. A Escola Municipal São Judas, que tem 375 alunos de 3 a 5 anos, por meio da pedagogia de projetos desenvolve atividades onde a família encontra-se presente contribuindo na aprendizagem de seus filhos. Engajados e percebendo o dinamismo da Escola, houve o desejo do professor Pedro e da professora Ana Paula, pais da aluna Alice, de fazerem por meio de seus projetos uma aliança com a Escola. Assim, surgiu a ideia de concretizar o sonho, que já não era mais um sonho solitário, e passou a ser uma realidade conjunta.

Essa Casa representa uma das obras mais importantes neste curto espaço de tempo da minha gestão na UFTM e que tenho a alegria de inaugurar, disse a reitora professora Ana Lúcia. "Eu me sinto honrada e feliz por ter no nosso quadro de professores pessoas com tanta sensibilidade, com conhecimento, mas acima de tudo com o desejo de compartilhar esse conhecimento. Todas as vezes que pudemos estar com a professora Ana Paula e o professor Pedro Caldeira percebe-se o quanto eles estão comprometidos, realmente empenhados em trazer para a cidade de Uberaba, a cidade que eles escolheram para viver, uma retribuição de tudo aquilo que eles têm aqui".

A solenidade contou com a presença da reitora, professora Ana Lúcia de Assis Simões; do prefeito de Uberaba, Paulo Piau; da pró-reitora de Extensão Universitária, Luciana de Almeida Silva Teixeira; da secretária Municipal de Educação, Silvana Elias; do vereador Rubério Santos, do construtor da casa, José Homero Queiroz, de pais e alunos da Escola Municipal São Judas, que foram recepcionados pela diretora Silvana Aparecida Cunha Vieira e pela vice Fabiana Mendonça, juntamente com a equipe de professores e funcionários.

Fotos: Neto Talmeli/PMU