Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM se filia ao Grupo Coimbra
Internacionalização

UFTM se filia ao Grupo Coimbra

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 05h51

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro participa do Seminário Internacional do Grupo Coimbra em Cuiabá/MT, que começou dia 23 e termina hoje. “A UFTM se filiou ao Grupo e esta filiação será muito importante no processo de ampliação das opções para Internacionalização”, explicou o professor Wendell Meira, coordenador da Assessoria de Cooperação Internacional da Universidade.

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras - GCUB, fundado em 29 de outubro de 2008, em Brasília, é uma associação sem fins lucrativos composta por 77 universidades brasileiras, distribuídas nas cinco regiões do Brasil.

A missão do GCUB é promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais, por meio de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilaterais e multilaterais, contribuindo para o processo de internacionalização das universidades.  As atividades do GCUB são desenvolvidas em parceria com Organizações Internacionais, Universidades, Redes Universitárias, Conselhos de Reitores e Órgãos Governamentais de mais de cem países, localizados nos cinco continentes.

O evento

A X Assembleia Geral e IX Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras tem como tema central a “Internacionalização da Educação Superior no contexto de mudanças políticas e econômicas mundiais”.

Reitores, Pró-Reitores, Pesquisadores, Acadêmicos, Autoridades governamentais, representantes de organismos internacionais e de redes universitárias de mais de 30 países estarão presentes na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, instituição anfitriã, para construir e fortalecer laços de cooperação acadêmica entre instituições de Educação Superior, Pesquisa e Inovação.

O evento tem como objetivo fomentar o debate sobre assuntos relevantes relacionados à internacionalização universitária, como o papel dos organismos internacionais no fortalecimento da cooperação internacional universitária, a internacionalização universitária e a circulação de pessoas no contexto de mudanças políticas e econômicas mundiais, e as múltiplas dimensões da internacionalização da Educação Superior: acadêmica, diplomática e linguística, entre outros temas de atual relevância.

Fotos: Divulgação/UFTM