Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Alunos do Cefores estudam em projeto de ensino o uso de equipamentos de segurança do trabalho

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00

Alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Cefores/UFTM utilizam o laboratório do curso durante atividade de ensino intitulada: "Estudo e debate sobre o uso de equipamentos de segurança do trabalho". A proposta tem o objetivo de estimular o aprendizado por meio da utilização de materiais e equipamentos disponíveis no laboratório do curso, aliando o estudo e o debate ao desenvolvimento de conteúdo didático. As atividades acontecem nesse semestre durante encontros realizados aos sábados no período da manhã.

Aluno utilizando os Equipamentos de Proteção Individual contra contra agentes químicos
Aluna utilizando os Equipamentos de Proteção Individual contra contra agentes químicos

De acordo com o professor e coordenador do Projeto, Guilherme Ferretto, para que os alunos desenvolvam a atividade proposta, são necessários o acompanhamento e a orientação dos docentes do curso. Para o cumprimento das etapas do projeto serão criados momentos de pesquisa, troca de experiências e resolução de questionamentos relevantes para formação do aluno. “A realização do projeto possibilita a ampliação do conhecimento, melhora das competências técnica, científica e atitudinal dos alunos, potencializa o desempenho individual e coletivo, bem como promove o desenvolvimento humano, profissional e institucional”, afirmou.

Alunas treinando a colocação de Cinto de Segurança utilizado para Trabalhos em Altura.

Durante as atividades em laboratório, o aluno tem a oportunidade de conhecer e manusear instrumentos de medidas e equipamentos utilizados na profissão, um complemento para a formação técnica e profissional.

Aluna realizando a demonstração do uso dos Equipamentos de Proteção Individual recomendada para o trabalho com solda.

Na etapa de planejamento a equipe elaborou um roteiro para nortear o desenvolvimento das atividades. No momento, estão sendo realizadas a identificação dos materiais e equipamentos do laboratório, e o estudo sobre o uso e aplicação de cada um, bem como o uso de novas tecnologias disponíveis no mercado. Em seguida, será realizado uma abordagem da legislação aplicada ao uso dos equipamentos em estudo, e finalmente, será elaborado uma apresentação de um diálogo diário de segurança (DDS) com um tema relacionado ao tema do projeto.

Aluna estudando sobre o uso do Kit detector de 4 gases (Oxigênio, Monóxido de Carbono, Gases combustíveis e Sulfeto de Hidrogênio). Equipamento utilizado para o controle de substâncias tóxicas, inflamáveis e asfixiantes em espaços confinados.
Aluno estudando sobre o uso do Equipamento de medição profissional 4 em 1: Anemômetro, Higrômetro, Termômetro e Luxímetro. - utilizado para medição de temperatura, umidade do ar, velocidade do ar e níveis de iluminamento.

Fotos: Guilherme Ferretto/Arquivo pessoal