Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Participação de docentes da UFTM no I Seminário Nacional sobre a formação em Saúde e a Curricularização da Extensão: desafios e perspectivas para o SUS
Curricularização da Extensão

Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2024, 12h32

Prof. Helder e Profa. Luciana (Foto: arquivo pessoal)

Nos dias 02 e 03 de abril de 2024 aconteceu, em Brasília/DF, o I Seminário Nacional sobre a formação em Saúde e a Curricularização da Extensão: desafios e perspectivas para o SUS. Os Pró-Reitores de Extensão das universidades públicas foram convidados pela Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES/MS) para participarem do evento juntamente com um representante da área da saúde coletiva.  O Pró-Reitor de Extensão, Prof. Helder Barbosa Paolini, juntamente com a Prof.ª Luciana Cristina Caetano de Morais Silva, do Departamento de Saúde Coletiva, representaram a UFTM.

O evento teve como objetivo promover reflexões sobre as necessidades da Formação para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Curricularização da Extensão como oportunidade de avanços na produção de novos saberes e práticas que contribuam para a consolidação do SUS no contexto nacional.

Foram dois dias dedicados à reflexão sobre o que é extensão e suas contribuições para formação em saúde, bem como, o enfrentamento aos desafios contemporâneos para o fortalecimento do SUS. Relatos de várias experiências extensionistas consideradas como boas práticas da curricularização da extensão no contexto da saúde coletiva foram compartilhadas durante o seminário.

Ao final do encontro, os participantes compuseram grupos de discussão com a finalidade de refletirem e encaminharem proposições com foco na ampliação das contribuições das universidades para o fortalecimento do SUS. A extensão, articulada com ensino e a pesquisa, para integração com a comunidade foi considerada essencial nesse processo. Um documento com a síntese das proposições produzidas pelos grupos foi entregue à Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES/MS).

Participar do evento foi uma rica experiência permeada pela reflexão e debate sobre o papel da universidade enquanto um espaço de formação e atuação em saúde, por meio de práticas extensionistas dialógicas, humanizadoras e emancipadoras, contribuindo para a promoção do protagonismo estudantil, com ênfase na participação social e na integração serviço, ensino e comunidade, apontam os professores Helder e Luciana.