Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM Celebra o Sucesso do VII Seminário do PIBID e III Seminário do PRP
PIBID

UFTM Celebra o Sucesso do VII Seminário do PIBID e III Seminário do PRP

Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2024, 14h55
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) foi o centro das atenções acadêmicas entre os dias 20 e 22 de março de 2024, ao sediar o VII Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o III Seminário Institucional do Programa Residência Pedagógica (PRP). Este evento representou um marco significativo na jornada educacional da comunidade acadêmica da UFTM, proporcionando discussões profundas e reflexões enriquecedoras sobre os desafios e conquistas da formação docente.

A convergência dos participantes em torno da defesa de uma política de Estado para sustentar o PIBID e o Residência Pedagógica foi o ponto crucial das discussões. Por meio de diálogos e debates vigorosos, ressaltou-se a necessidade de mais destaque e investimento, visando garantir a eficácia e o impacto positivo desses programas. Os momentos de celebração foram igualmente marcantes. A atmosfera vibrante das atividades artísticas de abertura cativou a todos, demonstrando desde o início o engajamento e o talento dos discentes da UFTM.

Apresentação musical com o discente Estevam Serafim

Os resultados obtidos pelo PIBID e Residência Pedagógica nos trabalhos desenvolvidos nas escolas públicas das regiões de Uberaba e Iturama foram amplamente reconhecidos. Os cinco simpósios temáticos, abrangendo desde práticas educativas inovadoras até a promoção da diversidade e inclusão, foram palco de debates acadêmicos ricos e instigantes. A presença e protagonismo das mulheres negras na mesa de abertura, discutindo os desafios da lei nº 10.639, refletiram esse compromisso com a diversidade e inclusão.

Mesa de abertura “Vinte anos da lei nº 10.639: Desafios para sua efetivação na Educação Básica” com as convidadas (da esquerda para a direita) Prof.ª Lindea Pereira Ramos (PPGE/UFTM), Prof.ª Fátima de Jesus Ribeiro o (PIBID/PPGE/UFTM), Prof.ª Maria Abadia Vieira Cruz (Prefeitura Municipal de Uberaba) e a mediadora Prof.ª Dr.ª Vânia Cristina da Silva Rodrigues (PRP/UFTM).

A imagem do auditório cheio refletiu a importância do evento para a comunidade acadêmica, destacando o impacto e a relevância dos temas abordados. O envolvimento ativo e engajado dos participantes demonstrou o comprometimento da comunidade acadêmica com a promoção da educação pública, gratuita e de alta qualidade.

Imagem do Auditório Turmalina na abertura do evento

Cada participante contribuiu para enriquecer o debate e defender o fortalecimento da educação pública. No entanto, é crucial ressaltar que por trás da organização deste evento estão as lideranças das professoras Ana Amélia Calazans da Rosa, coordenadora do PIBID, e Vânia Cristina da Silva Rodrigues, responsável pela coordenação Institucional do Residência Pedagógica. Graças à dedicação dessas professoras à causa da educação, este não foi apenas um seminário, foi um marco na história da UFTM, consolidando ainda mais sua excelência na formação de professores.

Assunto(s): PIBID