Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM COMEMORA GEOPARQUE UBERABA
Geoparque

UFTM COMEMORA GEOPARQUE UBERABA

Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2024, 21h29

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, está comemorando, junto com a comunidade local, o título que o município recebeu de ser um Geoparque Mundial, cuja chancela foi concedida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco.

Comemorando a conquista, a direção da UFTM sabe da sua importância para a conquista, uma vez que tudo começou com uma tese de doutorado de um de seus funcionários, o pesquisador e doutor Luiz Carlos Borges, que ao realizar suas pesquisas e ações em Peirópois, viu a sua importância e os benefícios que ela poderia trazer para a região.

Como Geoparque Mundial, Uberaba que foi a primeira cidade de Minas Gerais e da região sudeste e a sexta do país, a receber o título, a partir de agora, passa a partir, ter os olhos voltados para ela. Com isso, a  promoção do turismo sustentável, o  fomento de pesquisas científicas em relação ao patrimônio geológico, o desenvolvimento da economia e do empreendedorismo locais, bem como a conscientização sobre a conservação do patrimônio cultural e histórico, passam a ter uma maior evidência.

A UFTM, como uma das gestoras do programa, se mostra confiante e preparada para o desenvolvimento de ações que tendem a beneficiar a comunidade, uma vez que trabalha e sempre trabalhou para a educação, pesquisa e fomento da cultura locais.

Stela, profa. Marinalva e Luiz Carlos.

O papel da universidade foi fundamental para a obtenção desta chancela, desde a ideia/projeto de criação, dossiê encaminhado à Unesco, teve relevância. Hoje, orgulhosa, se junta a comunidade nas comemorações, destacando um dos geosítios, se não um dos mais importantes, que é o de Peirópolis, que faz parte dos domínios da Universidade.

No relatório elaborado pela UFTM encaminhado à UNESCO, conta com três pontos fundamentais, que coloca a cidade, como terra de gigantes. Sendo que o primeiro, “Terra dos Dinossauros do Brasil”, tem como referência ao trabalho desenvolvido por pesquisadores no bairro rural de Peirópolis. O segundo, pelo fato da cidade ser a “Capital Mundial do Zebu”, ocupando espaço e destaque internacional no trabalho com as raças zebuínas. E, terceiro e último, não menos importante, pelo fato da cidade ser o “local onde Chico Xavier se revelou ao espiritismo mundial”, uma vez que o médium passou grande parte de sua vida na cidade e até hoje, sua história e feitos são contados em vários locais de Uberaba.

Texto: Aparecida Rosário de O. Silva
Fotos: Eli Amuy