Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Visita do Pesquisador Sênior do Electric Power Research Institute ao Núcleo de Estudos e Planejamento do Setor Elétrico da UFTM
Engenharia Elétrica

Publicado: Quinta, 25 de Janeiro de 2024, 18h59

Em 22/01/24 o Núcleo de Estudos e Planejamento do Setor Elétrico – NEPSEL, Departamento de Engenharia Elétrica - DEE, recebeu a visita de um pesquisador sênior do Electric Power Research Institute – EPRI, Me. Paulo Radatz. Me. Paulo é engenheiro eletricista graduado pela Universidade de São Paulo – USP. Tem atuado, veementemente, em pesquisas junto ao setor elétrico norte americano quanto aos impactos e contribuições da inserção massiva de Recursos Energéticos Distribuídos – RED, além de difundir e ministrar cursos e treinamentos sobre OpenDSS e demais temas atrelados a sistemas elétricos de potência.  O intuito da visita consistiu na apresentação de uma palestra aos estudantes do curso de graduação em Engenharia Elétrica com o seguinte título: “Uso da Linguagem de Programação e Software na Engenharia e Automação de Tarefas”. Durante o evento, houve o lançamento de um curso de curta duração a ser ofertado ao setor elétrico com a participação do próprio Paulo. O curso será orientado a aplicação de ciência dos dados para a inserção segura e eficaz de recursos energéticos distribuídos às redes elétricas. Aliado a palestra, tratativas foram orientadas para o estabelecimento de parcerias em pesquisa e desenvolvimento envolvendo o EPRI e o NEPSEL, visando contribuir com a internacionalização da instituição, UFTM, além de pavimentar caminhos para uma possível mobilidade internacional para docentes e discentes no futuro.

Durante sua estadia em Uberaba, UFTM, houveram uma série de reuniões estratégicas envolvendo a reitoria, Profa. Meire, vice-reitora, o Prof. Vitor Naves, assessor de cooperação internacional, Prof. Júlio, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação e os professores Fabrício Augusto, Arnaldo José e Marcus Vinícius, do DEE. Também houve a presença do Prof. Lucas do IFTM de Paracatu auxiliando na condução dos trabalhos.