Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Com recursos do PAC, Ebserh vai investir 20 milhões no HC-UFTM em novas instalações e reformas
investimentos

Publicado: Quinta, 25 de Janeiro de 2024, 10h01

Presidente Arthur Chioro discutiu estratégias para fortalecer a assistência, o ensino e a pesquisa para fortalecimento do SUS

Nesta sexta-feira (19), o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, esteve em Uberaba (MG) para dar continuidade aos compromissos no Triângulo Mineiro. O dirigente visitou o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM). O objetivo foi conhecer o funcionamento do complexo hospitalar e discutir possíveis melhorias na prestação de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente, as obras que serão realizadas com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, que totaliza R$ 20 milhões.

De acordo com Chioro, serão realizadas intervenções estratégicas, que foram definidas pela equipe local, em concordância com a gestão da Ebserh, em Brasília. As obras ocorrerão com o Hospital em funcionamento, explicou o presidente, “o que traz uma grande complexidade e exige que se limite, ao máximo possível, os prejuízos aos pacientes, trabalhadores, médicos, professores e alunos, porque se trata de um hospital universitário. Para isso, está sendo realizada uma intervenção no prédio da Santa Casa, a fim de abrigar parte dos serviços e permitir a implantação dos novos”.

O investimento de R$ 11,5 milhões será destinado à reforma do Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia e à construção do Centro Obstétrico. Além disso, o montante de R$ 8,5 milhões será utilizado para a reforma e ampliação das unidades de Farmácia, Nutrição e Berçário. Para Chioro, “são obras importantíssimas nos refeitórios, na remodelação completa da Farmácia, no local de guarda, de preparação e manipulação dos medicamentos, que vão permitir melhores condições de trabalho e segurança para os pacientes. Também, a construção do novo Centro Obstétrico e da nova área de atendimento Neonatal para humanizar e melhorar a qualidade do atendimento ao parto e as bebês recém-nascidos”. As obras estão programadas para serem realizadas entre 2024 e 2027, ampliando a oferta de serviços via SUS.

A reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Marinalva Vieira Barbosa, enfatizou que a visita teve como objetivo alinhar as necessidades financeiras do HC-UFTM, visando garantir a prestação de serviços de ensino, pesquisa e assistência de qualidade para Uberaba e região. “Pactuamos a vinda do presidente da Ebserh para que ele pudesse avaliar de perto a situação, identificar nossas dificuldades, mas também nossas facilidades em termos de funcionamento. É a partir desse diálogo que vamos chegar a um entendimento sobre as necessidades de recursos financeiros e aportes para o HC-UFTM”, afirmou a reitora.

Para a superintendente do HC-UFTM, Luciana de Almeida Silva Teixeira, “a presença do presidente da Ebserh dá uma concretude para todos os nossos pleitos, pois ele pôde compreender o que estamos passando e conseguimos negociar e apresentar demandas com articulação entre Hospital, Universidade e Ebserh”. Ela acrescentou, que, durante a visita, Chioro, que possui vasta experiência em saúde pública e hospitais universitários, ofereceu sugestões para otimizar os espaços do HC-UFTM. E finalizou: “Esse momento com a comunidade HC-UFTM foi muito importante para aproximar a gestão central da base do Hospital”.

Ao longo da manhã, o dirigente e a gestão local visitaram as instalações assistenciais, de ensino e administrativas, bem como os ambientes que serão reestruturados e suas futuras destinações. Além disso, foram realizadas reuniões com a superintendência do HC, com a reitoria da UFTM e com políticos da região para discutir estratégias voltadas para a assistência, o ensino e a pesquisa na área da saúde.

Sobre a Rede Ebserh

HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh

Fonte: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hc-uftm/comunicacao/noticias/com-recursos-do-pac-ebserh-vai-investir-20-milhoes-no-hc-uftm-em-novas-instalacoes-e-reformas

Assunto(s): PAC , Ebserh , HC-UFTM