Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Estudos da Fisioterapia da UFTM são premiados em congresso brasileiro

Estudos da Fisioterapia da UFTM são premiados em congresso brasileiro

Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 07h16

Um grupo de pesquisa do curso de Fisioterapia da UFTM recebeu premiação por três estudos apresentados no 6º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Dermatofuncional, realizado neste mês em Curitiba/PR. A professora Adriana Clemente Mendonça, do curso de Fisioterapia/UFTM esteve presente como palestrante e membro da comissão científica. A equipe de pesquisa da professora Adriana teve ao todo dez trabalhos aprovados e dos cinco melhores trabalhos premiados no evento, três trabalhos foram do seu grupo de pesquisa.  “Neste congresso são premiados os três melhores trabalhos, como eu fazia parte da comissão científica, quando chegaram os resultados dos melhores trabalhos, dos três, dois eram de minha autoria, então a comissão organizadora, por uma questão ética, premiou estes trabalhos com menção honrosa”, explicou a professora.

Professora Adriana Clemente

Os dois trabalhos com menção honrosa são intitulados “Efeitos Clínicos e Histológicos da Carboxiterapia e da Galvanopuntura em Estrias de Distensão: Estudo de Caso” (registrado no CEP UFTM n. 5.675.27, CAAE: 59671122.40000.5154. ) e “Perfil Lipídico pós Endolaser Abdominal: Estudo de Caso” (Plataforma Brasil CAAE: 74453723.8.0000.5154/ Parecer CEP: 6.332.806).

O primeiro foi um trabalho de TCC, orientado pela professora, da aluna Diovana Pereira de Rezende. O trabalho observa que as estrias são alterações dérmicas resultantes da perda de fibras elásticas e colágenas e poucos são os estudos científicos relacionados ao seu tratamento, sobretudo com análise histológica. A carboxiterapia (CA) e a galvanopuntura (GA) são recursos que auxiliam neste tratamento. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da carboxiterapia e da galvanopuntura no aspecto clínico e histomorfométrico das estrias da região glútea e o nível de dor dos procedimentos e concluiu-se que ambos melhoram os aspectos clínicos e histológicos das estrias, com superioridade da galvanopuntura, inclusive na com menor dor percebida ao tratamento.

O segundo trabalho foi desenvolvido na UFTM, realizado juntamente com o professor Marco Túlio Rodrigues da Cunha, do Departamento de Cirurgia Clínica da UFTM. Neste estudo, observaram que o endolaser (uma técnica que usa um feixe de laser que passa por uma fibra óptica, sendo esta inserida no tecido subcutâneo) para procedimentos minimamente invasivos tem se destacado no tratamento da flacidez e da adiposidade localizada. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil dos lipídeos no sangue e no fígado após a aplicação do endolaser em adiposidade localizada no abdômen associado à dieta e concluiu-se que o endolaser, com os parâmetros utilizados neste estudo, provocou na participante aumento dos lipídeos sanguíneos 60 horas após o procedimento, entretanto com associação da dieta estes valores baixaram na nova medida pós 15 dias, ficando inferiores aos valores pré-procedimento, sem acúmulo no fígado.

Professora Adriana Clemente e professor Marco Túlio
Professor Marco Túlio Rodrigues da Cunha e professora Adriana Clemente

O terceiro trabalho premiado, o qual foi coordenado pela professora Adriana, co-autora, também em parceria com o professor Marco Túlio Rodrigues da Cunha, é intitulado “Tratamento da flacidez facial com endolaser: relato de série de casos” (Plataforma Brasil CAAE: 74453723.8.0000.5154/ Parecer CEP: 6.332.806). O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do endolaser no tratamento da flacidez facial e na melhora do aspecto do Jowl, que é uma característica clássica do envelhecimento no rosto humano, uma projeção de tecido mole na mandíbula inferior. Os pesquisadores concluíram que o endolaser, com os parâmetros realizados neste estudo, se mostrou um eficiente recurso para tratamento da flacidez do terço médio e inferior da face, incluindo o Jowl, com desconforto mínimo e boa aceitabilidade pelas participantes.

“Estes estudos são de extrema relevância pois auxiliam os profissionais na escolha de melhores condutas para prescrição de protocolos mais eficientes e seguros. No caso do endolaser, a técnica é muito recente e tem apresentado muitas complicações, sobretudo pela realização por profissionais pouco qualificados e com pobre embasamento científico, auxiliar os profissionais na parametrização que forneça maior segurança e efetividade é o papel da comunidade científica e a UFTM vem realizando este papel com excelência”, concluiu Adriana.

Acesse o link do congresso: http://www.cbdermatofuncional.com.br/

Fotos: arquivo pessoal de Adriana Clemente/UFTM