Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Fórum Permanente de Gestão Universitária (2023)
Fórum Permanente

Fórum Permanente de Gestão Universitária (2023)

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 19h47

A Pró-Reitoria de Ensino - PROENS, por meio da Assessoria Pedagógica e de Legislação Educacional - ASPEL, vinculada ao Departamento de Gestão de Ensino - DGE, convida toda a comunidade acadêmica da UFTM para participar do  Fórum Permanente de Gestão Universitária 2023, com o tema “O NOVO REGULAMENTO DE GRADUAÇÃO DA UFTM”. O evento será online e ocorrerá nos períodos matutino e vespertino dos dias 5 e 6 de dezembro de 2023 (terça e quarta-feira), das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

O Fórum Permanente de Gestão Universitária é um evento formativo e de assessoramento pedagógico realizado pela ASPEL (antiga Divisão de Apoio Técnico-Pedagógico) desde 2011, abordando temáticas pedagógicas e de legislação educacional, tendo como objetivo oferecer espaços para formação, inovação e profissionalização em gestão de cursos de graduação na UFTM.

Nesta edição de 2023, no primeiro dia, 5/12, serão abordadas as mudanças trazidas pelo novo Regulamento de Graduação para a organização didático-pedagógica dos cursos de graduação, bem como serão discutidas sugestões de adequações em artigos específicos.

No segundo dia, 6/12, serão debatidas questões relacionadas às atividades de extensão (AEXT) nos cursos de graduação, com encaminhamento de sugestões de ajustes  em artigos relacionados a essa temática.

No Fórum pretende-se construir propostas de adequações ao Regulamento de Graduação, que serão encaminhadas ao Conselho de Ensino para deliberação.

O Fórum contará também com participação ativa do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Departamento de Desenvolvimento da Extensão Universitária da PROEXT, Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), bem como terá suporte técnico do Centro de Educação a Distância (CEAD).

Os encontros acontecerão em formato remoto por meio do LINK: meet.google.com/jhj-nmtr-jwt

Não será necessária inscrição antecipada no evento. A confirmação da participação no Fórum será condicionada à assinatura na lista de presença disponibilizada durante o evento no chat. Será disponibilizada uma lista para cada bloco do evento (5/12 manhã, 5/12 tarde, 6/12 manhã e 6/12 tarde).

Certificados:

Os participantes receberão certificado de 20 (vinte) horas, referentes aos encontros remotos e aos estudos do Regulamento de Graduação da UFTM. No caso de participação em apenas alguns encontros, os certificados serão elaborados com carga horária parcial, conforme assinatura na lista de presença.

Lembramos que o Fórum Permanente de Gestão Universitária faz parte do Programa “Bem-Vindo, Professor”, relativo à recepção dos docentes em estágio probatório, de acordo com a Portaria REITORIA/UFTM nº 61, de 5 de maio de 2021.

O certificado será válido para integralização de AACC, nos casos de participação discente, conforme Norma Interna de AACC de cada curso.

Informações e programação:

• As informações e a programação do Fórum serão atualizadas na página da ASPEL, no link: https://www.uftm.edu.br/proens/aspel/forum
  • Em caso de dúvidas, poderá haver contato pelos ramais 6133 / 6134 / 6135 / 6136 ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.