Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM encerrou o período das sessões solenes de Colação de Grau
Colação de Grau

UFTM encerrou o período das sessões solenes de Colação de Grau

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 19h25

Na última sexta-feira, 17, encerrou-se o período dedicado às solenidades de Colação de Grau das turmas do primeiro semestre de 2023. Nos dias 8 e 10 de novembro aconteceram as sessões solenes dos cursos de bacharelado e licenciaturas do Instituto de Educação, Letras, Arte, Ciências Humanas e Sociais - Ielachs, e no dia 17, a vez foi das licenciaturas do Instituto de Ciências Exatas e Educação, todas presididas pela reitora da UFTM, professora Marinalva Vieira Barbosa.

A UFTM conferiu o grau de bacharel a 45 concluintes dos cursos de Psicologia e Serviço Social, e o de licenciado a 79 concluintes dos cursos de Geografia, História, Letras, Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, os quais comemoraram o término da graduação com a presença de familiares e amigos. Diretores do Ielachs e do Icene, coordenadores dos cursos, paraninfos, patronos e nomes de Turma, professores e técnicos-administrativos homenageados se fizeram presente nas solenidades.

Turmas e Homenageados

Dia 8 de novembro

21ª Turma de Psicologia e 22ª Turma de Serviço Social

Psicologia
Paraninfa: Profª. Luciana Pontes Bichuetti
Patronesse: Prof. Walter Amora Faria
Nome de Turma: médico Jorge Antônio Nunes Bichuetti (in memoriam)
Professoras e técnica-administrativa homenageadas:  Profª. Beatriz Oliveira Valeri, Profª Karin Aparecida Casarini, Profª Rosimár Alves Querino e Valquiria Maria Cunha.

Serviço Social
Paraninfa e Nome de Turma: Profª. Rosana Freitas Arantes
Patronesse: Prof. Cláudia Helena Julião
Professoras e técnica-administrativa homenageadas:  Profª Celeste Aparecida Pereira Barbosa,  Profª Marta Regina Farinelli, Profª Regina Maura Rezende e Suely Aparecida Alberto Melo

Dia 10 de novembro

22ª Turmas de Geografia e de História e 27ª Turmas de Letras

Geografia
Paraninfo: Prof. Marcos Antonio Silvestre
Patrono: Prof. Leandro de Godoi Pinton
Nome de Turma: discente Luiz Fernando Coppola Lóes (in memoriam)
Professores Homenageados:  Prof. Aned Mafer Mattos Fernandes, Profª Angélica Vieira de Souza Lopes, Profª. Janaina Francisca de Souza Campos Vinha

Paraninfa: Profª. Anelise Martinelli Borges de Oliveira
Patrono: Prof. Wagner da Silva Teixeira
Professores homenageados:  Prof. Flávio Henrique Dias Saldanha, Prof. Marcelo de Souza Silva e Profª Sandra Mara Dantas
Técnica-administrativa homenageada:  Alessandra Maria Quintino Pereira Silva

Letras
Paraninfo: Prof. Eduardo Horta Nassif Veras
Patrono:  Prof. Carlos Francisco de Morais
Nome da Turma: “A Hora da Estrela”
Professores e técnico-administrativo homenageados:  Profª Alessandra Mara de Assis, Profª Deolinda de Jesus Freire, Prof. Hely César Ferreira e Lucas Martins Quintiliano Junior

Dia 17 de novembro

21ª Turma de Física e 22ª Turmas de Ciências Biológicas, de Matemática e de Química

Ciências Biológicas
Paraninfo: Prof. Luis Gustavo da Conceição Galego
Patronesse: Profª Patrícia Andressa de Almeida Buranello
Nome de Turma: Prof. Diógenes Valdanha Neto
Professores Homenageados:  Prof. Breno Henrique Caneguim, Profª Catarina Teixeira, Prof Wagner Rodrigues da Silva
Técnica-administrativa homenageada: Daniela Reis Fernandes Telles

Física
Paraninfo: Prof. Pedro Donizete Colombo Júnior
Patronesse: Profª. Natália Bueno Leite Slade
Nome de Turma: Prof. Esdras Viggiano de Souza
Professores e técnico-administrativo homenageados:  Prof. José Fernando Condeles, Prof. Marcos Dionizio Moreira, Prof. Ricardo Souza da Silva e Frederico Campos Freitas

Matemática
Paraninfa: Profª Marcela Luciano Vilela de Souza
Patrono: Prof. Osmar Aléssio
Nome de Turma: matemático Ubiratan D’Ambrósio (in memoriam)
Professores e técnico-administrativo homenageados:  Profª Mônica de Cássia Siqueira Martines, Prof. Rafael Rodrigo Ottoboni, Profª Vânia Cristina da Silva Rodrigues e Matheus Cunha Silva

Químíca
Paraninfa: Profª Carla Regina Costa
Patrono: Prof. Daniel Alves Cerqueira
Nome de Turma: químico Vladmir Vasilyevich Markovnikov (in memoriam)
Professores Homenageados:  Profª Janaína Farias de Ornellas, Prof. Luís Antônio da SIlva e Profª Valéria Almeida Alves
Técnica-administrativa homenageada: Lorraine Souza

Organizadas e conduzidas pelo Cerimonial da UFTM, as sessões solenes contam com o apoio de diferentes setores da Universidade que contribuem para a execução do ato oficial de conclusão da graduação. Toda a documentação, inclusive a ata da sessão, cabe ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico. Neste semestre, a operação do som ficou a cargo de servidor do Centro Cultural.