Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Alunos do curso de Enfermagem conhecem projetos da UFTM relacionados ao meio ambiente
meio ambiente

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00

No dia 21 de novembro de 2023, alunos da disciplina de saúde ambiental do curso de graduação em Enfermagem da UFTM, supervisionados pela professora Flavia Aparecida Dias Marmo, realizaram uma visita técnica à Unidade Univerdecidade da UFTM.

No local, os engenheiros ambientais Ana Luísa Curado e Marcelo Fuly, lotados na Divisão de Sustentabilidade, apresentaram aos alunos alguns projetos desenvolvidos na instituição relacionados ao meio ambiente: arborização, compostagem de resíduos orgânicos gerados nos Restaurantes Universitários e a Estação Meteorológica Automática, fruto de uma parceria entre o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a UFTM.

Além disso, os alunos participaram da coleta de amostra de água e aprenderam como é realizado um teste de detecção de microrganismos patogênicos, segundo critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Ao final da visita, o grupo realizou o plantio de uma muda de amoreira em uma área próxima ao Restaurante Universitário.

A sensibilização dos discentes do curso de enfermagem quanto às questões ambientais é muito importante, já que os impactos ambientais causados pelas atividades humanas podem afetar diretamente a saúde da população. Os enfermeiros, no exercício de sua profissão, desempenham um papel fundamental para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 03 proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) - Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Assim, tais profissionais são importantes agentes na promoção do desenvolvimento sustentável.

Foto: arquivo pessoal equipe da Enfermagem