Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto Mentoria da História acolhe calouros na UFTM
Extensão Universitária

Projeto Mentoria da História acolhe calouros na UFTM

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 08h05

Com o intuito de criar um ambiente acolhedor para os calouros de graduação que ingressam na UFTM, duas docentes do Departamento de História e sete de seus discentes criaram o projeto de extensão “Mentoria da História”. Além de incentivá-los a permanecer na Universidade, o Projeto também visa, por meio de ações de extensão, aproximar os veteranos de diversos períodos nesse acolhimento.

De acordo com a professora Anelise Martinelli Borges Oliveira, coordenadora do projeto, o mesmo decorre do Programa de Mentoria desenvolvido pela Assessoria de Assuntos Educacionais do IELACHS, que tem o propósito de incentivar a integração e o engajamento do ingressante dos cursos de graduação que compõem o IELACHS (História, Geografia, Letras, Serviço Social e Psicologia). O Projeto teve início no ano de 2022, foi renovado e possui vigência até 24 de fevereiro de 2024. Anelise destaca a complexidade das razões da evasão no ensino superior, dentre as quais ela cita a dificuldade financeira, a falta de preparação acadêmica do graduando ingressante, os problemas de saúde mental, a falta de conhecimento sobre o curso, as pressões familiares e responsabilidades em geral, dentre outras.

Atividade Leitura e escrita acadêmica do projeto
Atividade "Leitura e escrita acadêmica" do projeto

O Projeto opera com a supervisão e orientação de duas docentes do curso, as professoras Anelise e Ilana Peliciari Rocha. Os sete discentes veteranos do curso de História são os mentores e os discentes calouros inscritos e participantes são os mentorandos. Os mentores que se encontram em períodos mais avançados funcionam como ponte entre os novos ingressantes do curso e as diversas possibilidades e burocracias da Universidade. Para tanto, também utilizam as redes sociais como ferramenta, contam com um perfil no Instagram onde são postados tutoriais, explicações e divulgações de eventos, editais, entre outras atividades da UFTM. Além do perfil, o projeto tem no planejamento cinco ações para esclarecer dúvidas frequentes e fomentar a presença regular e contínua na Universidade. São elas:

1) Leitura e Escrita acadêmica: pretende apresentar e explicar as características de um texto acadêmico, o que poderá ser feito por meio de oficina.

2) Exposição dos Auxílios Estudantis de Permanência: apresentar e dialogar sobre todos os cinco subsídios que a UFTM disponibiliza aos discentes, sanar dúvidas e instruir como solicitar a quem necessita qualquer um dos benefícios.

3) Introdução à Políticas de Extensão na Universidade: cientes da necessidade de cumprir uma carga horária de 480 horas de projetos de extensão durante o curso, esta ação do Projeto apresentará e dialogará com os Mentorandos sobre os diversos Projetos de Extensão disponíveis, e dessa forma, auxiliar na decisão sobre qual desses projetos ingressarão, ou ao menos instruir sobre essa necessidade.

4) Introdução ao curso de História: por meio de palestra de um convidado especial, fazer uma exposição sobre os diversos ofícios que podem ser desenvolvidos pelos historiadores.

5) Diálogo com a comunidade externa, de forma específica, com os alunos da educação básica, sobre as possibilidades de ingresso em uma universidade pública, bem como as características do universo acadêmico, especialmente no ingresso no curso de História da UFTM.

O projeto pretende atingir um público além dos graduandos do curso de História, bem como de outros cursos e a comunidade em geral.

Acesse a página do projeto nas redes sociais:

Imagens: Projeto Mentoria de História/UFTM