Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de ensino aproveita aulas de natação para criar apostila de ensino da atividade
Ensino e extensão universitária

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 11h16

Há 13 anos o Programa de Extensão Universitária Aqua, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, oferece aulas de atividades aquáticas para a comunidade. E, durante esse período, a coordenadora do Programa, professora Aline Dessupoio Chaves, do Departamento de Ciências do Esporte, resolveu aproveitar a experiência com essas atividades e aprimorar o ensino da natação, tanto para o proveito de quem dá a aula quanto para quem aprende. Foi criado o projeto de Ensino “Mergulhando na Natação”, que ensina natação para bebês e crianças.

A partir da observação dessas aulas, que são dadas na Academia da UFTM, está sendo elaborada uma apostila com atividades voltadas para o ensino da natação para iniciantes, de diversas faixas etárias, e relacionadas aos conteúdos: adaptação ao meio líquido, equilíbrio, respiração, propulsão, saltos e segurança. Além disso, a partir da publicação e divulgação desse material, outros profissionais que atuam na natação poderão ter acesso a esse conteúdo. O projeto é executado pela discente bolsista Gabriela Terra Centeno, do curso de Educação Física da UFTM.

Espera-se que a apostila auxilie na preparação dos acadêmicos para o mercado de trabalho, especialmente na área de atividades aquáticas. “Embora os discentes envolvidos tenham a orientação para elaboração do planejamento, dos planos de aula e das avaliações, viu-se a necessidade de criação de uma apostila com atividades que norteiem, principalmente, os alunos que ingressam no Programa”, explicou a coordenadora. “Além disso, poderá proporcionar ao público participante do Programa Aqua, uma aprendizagem da natação mais prazerosa, segura e motivante, possibilitando a iniciação esportiva da natação e a diminuição do risco de afogamento”, concluiu.

A expectativa é de enviar para editoras candidatas em dezembro desse ano o material da apostila preparado pela equipe do projeto de ensino.

A página do Programa de Extensão nas redes sociais é @aquauftm

Imagens: Projeto de ensino "Mergulhando na Natação"/UFTM