Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Reitora da UFTM participa de Seminário da DIFES/SESU/MEC sobre fortalecimento das IFES em Brasília
Agenda da Reitora

Publicado: Sábado, 21 de Outubro de 2023, 13h28

Marinalva na mesa do Seminário Nacional para Fortalecimento das IFes (Foto: Acervo Assessoria Especial)

Entre os dias 17 e 18 de outubro a Reitora Marinalva Vieira Barbosa, o Pró-Reitor de Planejamento Luiz Fernando Rodrigues e o Assessor Especial da Reitoria Wagner da Silva Teixeira participaram do “Seminário Nacional para Fortalecimento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFes) e de Boas Práticas de Incentivo à Permanência e Integração Acadêmica 2023”.

O evento foi organizado pela Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes) da Secretaria de Ensino Superior (SESU/MEC), e teve por objetivo apresentar projetos e ações que visam fortalecer e desenvolver as IFES brasileiras. A abertura contou com a participação do Ministro Camilo Santana, da Secretária Denise Carvalho e da Coordenadora da Difes Tânia Mara Francisco.

Na parte da tarde a Reitora esteve presente na Cerimônia de ampliação da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que irá promover a instalação de emissoras de rádio e de televisão, a serem operadas em conjunto pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e pelas universidades federais interessadas. A UFTM ainda está estudando a participação.

Cerimônia de ampliação da Rede Nacional de Comunicação Pública (Foto: Acervo Assessoria Especial)

No dia 18 de a  professora Marinalva coordenou a Mesa 3 “Projetos”, da qual participaram e expuseram projetos sobre o tema: Francine de Paulo Martins (UFLA), Elda Silva do Nascimento Melo (UFRN) e Marili Peres Junqueira (UFU). A Reitora da UFTM enfatizou a importância dos projetos apresentados para as outras Universidades Federais, como instrumentos de democratização do acesso e da permanência dos estudantes nas IFES, tornando as Universidades “espaços efetivamente inclusivos e que respeitem a diversidade e a pluralidade dos nossos alunos e sobretudo, que atenda de fato os estudantes com necessidades educacionais específicas”.

19/10 - Reunião do Conselho Pleno da ANDIFES

No dia 19 a Reitora participou da Reunião do Pleno da ANDIFES, foram feitos diversos informes sobre a situação das IFES. Alguns dos temas debatidos foram: concursos para docentes e técnicos nas Universidades; cotas para negros nos concursos docentes; dimensionamento de pessoal; orçamento das IFES para 2024 e outros temas relevantes para as Universidades.

Reuniões com parlamentares

Prof. Wagner, profa. Marinalva, Dep. Dandara e prof. Luiz Fernando em Brasília (Foto: Acervo Assessoria Especial)

Nos dias 17 e 18 a Reitora se reuniu, respectivamente, com as Deputadas Federais Dandara e Ana Pimentel, reforçando a importância de apoio para a implantação do Campus da UFTM em Araxá e também de apoio, via Emendas Parlamentares, para projetos da UFTM e do HC/UFTM.

Participação em Documentário

Profa. Marinalva concedendo entrevista ao documentário (Foto: Acervo da reitora)

A Professora Marinalva foi convidada para participar de um documentário sobre Reitores e Reitoras negros e negras, para isso foi para a Universidade Federal do Pará no dia 20/10. A iniciativa faz parte do grupo Negras Reitorias, organizado pela Associação Nacional de Pesquisadores e Pesquisadoras Negros e Negras (ABPN).