Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Participação da reitora na reunião da Andifes: debates cruciais para o ensino superior brasileiro
Agenda da Reitora

Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2023, 19h37

Marinalva (Foto: Andifes)

A reitora Marinalva desempenhou um papel ativo na CXCV Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), realizada em Brasília nos dias 13 e 14 de setembro.

Durante essa reunião, diversos tópicos foram abordados, incluindo questões cruciais relacionadas ao financiamento das universidades federais, apresentadas pelo Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SOU_CiÊNCIA/UNIFESP), investimentos em TI, especificamente em segurança institucional dos dados,  e em comunicação como meio inclusive de combate a evasão.

Também foram discutidos temas como o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2024, obras do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para as universidades federais. Participaram dos debates, com a apresentação de dados sobre a PLOA 2024, a Comissão da Andifes de Financiamento das Universidades Federais, e a Diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (DIFES/SESu), Tania Mara Francisco.

Nessa mesma ocasião, ocorreu o seminário da Andifes sobre o PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO (PNPG) 2024-2028, abordando a situação atual, desafios e perspectivas para a pós-graduação no Brasil. O reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, que também é vice-presidente da Andifes e representante da Andifes na comissão responsável pela elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2024-2028, moderou a mesa de discussão sobre os desafios e perspectivas para a pós-graduação brasileira no período de 2024-2028.

Além disso, a reitora da UFTM teve a oportunidade de participar do painel "Pacto da educação pela democracia", uma das atividade do SEMINÁRIO do STF em parceria com a Andifes, que tratou sobre COMBATE À DESINFORMAÇÃO E DEFESA DA DEMOCRACIA.

A reitora Marinalva enfatiza a importância da participação ativa da UFTM nas  plenárias da Andifes: "Esse espaço permite que as autoridades governamentais apresentem suas propostas para as universidades e, ao mesmo tempo, debatam diretamente com os reitores as demandas das instituições. Muitas vezes, essas demandas se tornam pautas da Andifes que são levadas às instâncias de interesse, como o MEC e outros ministérios."

Um exemplo concreto dessa atuação é o ofício da Andifes à Secretária de Educação Superior - SESU/MEC, que solicita uma avaliação e resposta sobre a demanda da instalação de links de Internet para novos campi das universidades UFG, UFSB, UFLA, UFU e UFTM. A UFTM formalizou essa demanda por meio do OFÍCIO Nº 38/2023/GAB/Reitoria/UFTM, datado de 7 de agosto de 2023. Neste documento, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro apresentou seu pedido de apoio para a instalação de um novo circuito de internet no campus Univerdecidade, destacando a importância dessa conexão para suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Assunto(s): Reitoria , Reunião da Andifes , MEC