Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Primeira mulher docente da UFTM será diplomada na Academia Brasileira de Ciências
Ciência

Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2023, 11h37

O Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências - ABC da Regional Minas Gerais e Centro-Oeste 2023-2027 será realizado no Auditório B 101/102, CAD 3, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, no dia 13 de setembro, às 14 horas. No evento, cinco novos membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências apresentarão suas pesquisas, pelas quais foram eleitos, e receberão seus diplomas. São professores e pesquisadores  universitários dos estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Eles foram eleitos no final de 2022, empossados automaticamente em 1º de janeiro de 2023 e cumprirão o mandato entre os anos de 2023 e 2027.

O evento é totalmente gratuito e será transmitido ao vivo pelo Canal do Youtube da ABC (www.abc.org.br/transmissao)

Entre os diplomados, está a professora Juliana Reis Machado, primeira mulher docente da UFTM a se tornar membro afiliado da ABC. Ela é doutora em patologia básica e experimental, com uma vasta experiência em nefropatologia obtida durante seu pós-doutorado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Ela atua como professora adjunta na disciplina de Patologia Geral da UFTM, é orientadora nos programas de pós-graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG) e no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFTM. Juliana é a idealizadora e coordenadora do Centro de Pesquisas em Rim (CePRim) na UFTM, coordenando pesquisas que envolvem técnicas morfológicas, morfométricas, ultraestruturais, imuno-histoquímicas, imunológicas e moleculares. Sua dedicação à pesquisa se concentra na área da saúde, com ênfase em doenças renais e infecciosas, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento e cuidados médicos nessas áreas críticas da medicina. “Para mim, a indicação e aprovação do meu nome demonstra o reconhecimento do meu trabalho desenvolvido durante os últimos anos na Universidade. Apesar dessa nominação ser individual, vale lembrar que o trabalho de pesquisador é coletivo, assim dedico esse prêmio/reconhecimento aos meus professores, orientadores, colegas docentes e pesquisadores de diversas instituições de pesquisa e ensino; com certeza uns mereciam tanto quanto eu essa premiação. Acho importante também dedicar esse reconhecimento a todos os alunos de graduação, IC, mestrado, doutorado, pós-doutorado e corpo técnico da UFTM que fazem as coisas acontecerem no dia a dia.  Sem a dedicação e esforço de cada um, nada teria sido possível.  Acredito que para a UFTM ter em seu corpo docente mais um membro na ABC reforçará ainda mais as interações e parcerias com outras instituições, regiões e países, elevando o nome da Universidade e proporcionando o desenvolvimento de mais projetos em rede. No meu caso, especificamente, vejo como grande incentivo as pesquisadoras brasileiras a seguirem seus objetivos, cativando novas lideranças femininas, de todas as idades, para fortalecermos a representatividade das mulheres na ciência”, afirmou a professora.

Além de Juliana, serão diplomados Eugenio Damaceno Hottz (Ciências Biomédicas, UFJF), Jamal Rafique Khan (Ciências Químicas, UFMS),  Manuel Houmard (Ciências da Engenharia, UFMG) e Sérgio Henrique Godinho Silva (Ciências Agrárias, UFLA).

Duas palestras magnas serão proferidas por acadêmicos convidados. O vice-presidente da região de Minas Gerais e Centro Oeste, Virgílio Almeida, conduzirá o evento, que terá transmissão ao vivo pelo canal da ABC no YouTube.

• Data: 13 de setembro de 2023
• Horário: 14h – 18h
• Formato: Híbrido. Presencial com transmissão pelo You Tube da ABC (www.abc.org.br/transmissao)
• Local: Auditório B 101/102, CAD 3, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais