Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Voluntários doam enxovais de bebês para pacientes do HC-UFTM
Voluntários

Voluntários doam enxovais de bebês para pacientes do HC-UFTM

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 08h20

Uberaba (MG) - A gravidez é um momento importante na vida de muitas mulheres. No entanto, quando uma mãe é financeiramente carente, surgem diversas preocupações sobre como poderá oferecer itens básicos para o seu recém-nascido.

Pensando nisso, a Associação dos Voluntários do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (AVHC-UFTM), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), doou, nesta quinta-feira (31), quatro kits de enxoval para gestantes atendidas no hospital.

Cada kit, doado por meio do projeto “Amor em tecidos”, da AVHC, é composto por itens como: toalha, sabonetes, cobertor, cueiro, fraldas descartáveis, fraldas de tecido, mijões, macacões, meias, sapatinhos e uma bolsa.

De acordo com a presidente da Associação dos Voluntários do HC, Maria Izabel Cunha, algumas mulheres chegam ao hospital sem saber que estão grávidas ou que vão dar à luz e sem condições financeiras para montar o enxoval para o filho.

Ainda segundo Izabel, o objetivo da entrega de enxovais é garantir que todas as necessidades básicas do bebê sejam atendidas e que os pais estejam preparados para a chegada do recém-nascido.

(Foto: Foto Luana Campos Cunha, Unidade de Eventos e Comunicação Interna)

Projeto Amor em tecidos

A entrega de enxovais pela Associação dos Voluntários do HC-UFTM é uma iniciativa que existe há duas décadas. São doados, em média, 300 kits por ano. Algumas peças que os compõem são confeccionadas por voluntárias e outras são adquiridas, como enfatiza Maria Luísa Resende Rossi, responsável pelo projeto “Amor em tecidos”.

“Inicialmente, o projeto dependia de doações de amigos e parentes. Hoje, ele está bem estruturado com máquinas, sala própria, verbas que permitem comprar alguns itens. Nós também recebemos muitas doações de sapatinhos e roupas usadas, que lavamos antes de colocar nos kits”, destaca Maria.

Normalmente, uma voluntária do projeto vai até os leitos, conversa com as mães que estão lá e observa a necessidade de cada uma. Em alguns casos, a técnica do berçário também faz o contato com a associação para indicar se existe alguma mãe em situação de vulnerabilidade que esteja precisando.

Fernanda dos Santos, que mora na cidade de Santa Juliana, em Minas Gerais, deu à luz no HC-UFTM, no último dia 30 de agosto. A mamãe de Maria Clara recebeu a doação do kit de enxoval com muita felicidade. “É uma alegria muito grande. Eu não sei nem como agradecer. Não esperava receber esse presente, mas vai ajudar muito”, afirma.

A Superintendente do HC-UFTM, Luciana de Almeida Silva Teixeira, enfatizou que “A AVHC traz o exemplo de como pessoas com boa vontade são capazes de mobilizar recursos humanos e materiais em prol da recuperação da saúde de outras pessoas em situação de fragilidade. Os diferentes projetos da AVHC oportunizam o acolhimento dos voluntários em suas afinidades e potencialidades, o que resulta na sustentabilidade das ações ao longo de tantos anos. Temos muito orgulho de contarmos com uma associação tão atuante em nosso hospital”, reforça.

A reitora da UFTM, Marinalva Barbosa, falou sobre a importância de valorizar o trabalho voluntário integrando HC e Universidade. “Temos que reconhecer os diferentes atores que agem dentro da universidade e fazem parte desse trabalho. O que eu gostaria de deixar marcado, como reitora é que todos têm lugar, merecem respeito e precisam ser valorizados”, enfatiza.

Sobre a Rede Ebserh

O HC-UFTM faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Fonte: coordenadoria de Comunicação Social - HC/UFTM

Assunto(s): HC-UFTM , voluntários