Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM promove ações em comemoração do mês do estagiário

UFTM promove ações em comemoração do mês do estagiário

Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2023, 11h08

Na manhã da última segunda-feira, 28 de agosto, para assistir à apresentação de requisitos e procedimentos de estágio junto à Prefeitura Municipal de Uberaba, reuniram-se no auditório Safira, do prédio da Reitoria da UFTM, coordenadores de cursos, docentes e servidores técnico-administrativos envolvidos em estágios curriculares obrigatórios dos cursos de graduação da UFTM.

O evento ocorreu por iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino - PROENS, da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - PROACE e da Divisão de Apoio ao Ensino DAEN do Departamento de Gestão do Ensino - DGE, em parceria com o Departamento Central de Desenvolvimento de Pessoas da Prefeitura Municipal de Uberaba - DECEDES, com representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação e Administração. Na ocasião, debateram-se estratégias para aperfeiçoamento dos fluxos de estágio junto ao município.

Ainda em referência ao mês do estagiário, comemorado em decorrência do Dia do Estagiário, celebrado no dia 18 de agosto, a PROENS, por meio da DAEN/DGE, publicou o informativo “Descomplica ESTÁGIO UFTM”.

Com o objetivo de disponibilizar à comunidade UFTM, de maneira geral, informações e procedimentos acerca da realização de estágio em cursos técnicos e de graduação, tanto na modalidade obrigatória quanto não obrigatória, o informativo trata de questões pontuais que geralmente suscitam dúvidas no momento da proximidade de realizar o estágio.

Procedimentos para realização de estágio obrigatório e não obrigatório, suporte técnico e normas em geral constam no informativo, que também traz QrCodes que conectam informações como legislação relacionada e a própria página da DAEN, que traz, entre as orientações publicadas, acesso a modelos de Termos de Compromisso de Estágio - TCE, Planos de Atividades de Estágio - PAE, banco de oportunidade com campos de estágio, entre outros. Os formulários disponíveis na página da DAEN passaram, inclusive, por uma revisão técnica a fim de atender procedimentos relacionados à Lei Geral de Proteção de Dados, Lei nº 13.709/2018.

Para a professora Claudia Bovo, diretora do Departamento de Gestão do Ensino, muitas ações ainda estão previstas para a área de estágio da UFTM, uma vez que “é etapa essencial da formação profissional, responsável pela sensibilização operacional, tática, estratégica e ética do estagiário”, destacou.

Para a professora Patrícia Maria Vieira, pró-reitora de Ensino da UFTM, ações como o evento com os representantes da Prefeitura Municipal de Uberaba e a implementação do informativo produzido vêm ao encontro de dinamizar esse componente curricular tão relevante: “o estágio é uma ponte que conecta o mundo acadêmico ao mercado de trabalho, é um momento de aprendizado prático, em que teoria e prática se entrelaçam de forma dinâmica. Além disso, o estágio permite aos alunos explorar diversas áreas de atuação, descobrir suas afinidades e identificar as habilidades que precisam aprimorar para se destacar no campo escolhido, além de oportunizar o crescimento pessoal, desenvolvimento de habilidades interpessoais e criação de vínculos”, finalizou.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

ACESSE:

- Informativo: Descomplica ESTÁGIO UFTM https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/sistemas/pub/publicacao.html?secao=605&publicacao=12672 )

- Orientações - Estágio na Prefeitura Municipal de Uberaba ( https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/sistemas/pub/publicacao.html?secao=605&publicacao=12666 )

Fotos: Eioenai Amuy/UFTM