Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > HC-UFTM é contemplado com verba do novo PAC do governo federal
HC-UFTM

HC-UFTM é contemplado com verba do novo PAC do governo federal

Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 11h01

O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal, traz uma importante novidade para os hospitais universitários federais, entre eles o Hospital de Clínicas da UFTM (HC-UFTM). Pela primeira vez, os hospitais receberão investimento para melhorar e ampliar o atendimento aos pacientes do SUS, bem como aumentar sua capacidade de ensino, pesquisa e inovação. Ao todo serão 1,5 bilhão de reais no período 2024-2027 distribuídos aos hospitais da rede Ebserh.

Para o HC-UFTM serão destinados, no período de 2024 – 2027, R$ 11,5 milhões para reforma do Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia e construção do centro obstétrico e, R$ 8,5 milhões para reforma e ampliação das unidades de farmácia, nutrição e berçário.

O gerenciamento desta verba será feito pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao MEC que administra 41 hospitais universitários federais em todo o país. “O Brasil entra em uma nova fase de investimentos na saúde para melhorar a vida da população e a Ebserh faz parte desse esforço”, afirma o presidente da estatal, Arthur Chioro.

Para a superintendente do HC, Luciana de Almeida Silva Teixeira, a destinação dos recursos é uma grande conquista pleiteada pelas gestões do hospital e da UFTM em conjunto com a Ebserh para garantir a excelência no atendimento à população e aos estudantes que dependem da instituição. “O apoio político que temos recebido traduz a confiabilidade e a importância do Hospital de Clínicas UFTM/Filial Ebserh para Uberaba e os 26 municípios da Macrorregião Triângulo Sul. Entendemos que esse direcionamento de recursos é resultado de muita articulação e diálogo entre o HC, a universidade, o governo federal e a rede Ebserh. Os grandes beneficiados serão a população da Macrorregião assistida, em conjunto com as ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação vinculadas ao nosso hospital universitário”, ressalta Luciana.

Fonte: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hc-uftm/comunicacao/noticias/hc-uftm-e-contemplado-com-verba-do-novo-pac-do-governo-federal (Comunicação HC-UFTM)

Assunto(s): HC-UFTM , novo PAC , governo federal