Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Sustentabilidade: lâmpadas da UFTM são substituídas por modelos com maior eficiência energética
infraestrutura

Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 09h33

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro em parceria com o Hospital de Clínicas vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi contemplado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemig, que viabilizou a substituição da iluminação em suas edificações por lâmpadas de LED.

Esse programa é uma iniciativa conjunta entre o Governo de Minas Gerais e a Cemig, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL. Sua finalidade é direcionar parte da receita operacional da empresa para ações que estimulem o uso responsável da energia elétrica, reduzindo o desperdício e promovendo a sustentabilidade.

As lâmpadas LED que estão sendo instaladas possuem maior eficiência energética em comparação às lâmpadas fluorescentes anteriormente utilizadas. Além de consumirem menos energia, possuem uma vida útil mais longa e maior luminescência, resultando em uma demanda reduzida por manutenção e um maior conforto aos usuários.

Até o momento, a Prefeitura Universitária e o Departamento de Engenharia e Manutenção – DEMA da UFTM já providenciaram a instalação 2.400 lâmpadas tubulares de 18 watts, e a meta é substituir cerca de 3.000 lâmpadas em todas as unidades da universidade até o final de setembro.

Desta forma, esta ação contribuirá para a melhoria da infraestrutura dos ambientes e na diminuição do consumo de energia. Através desse empenho, a universidade demonstra o seu compromisso com a preservação ambiental e adoção de práticas que promovam efetiva redução dos impactos ambientais.

Em um compromisso contínuo com a sustentabilidade e a gestão responsável dos recursos, a Universidade tem avançado neste sentido, sendo o Programa de Eficiência Energética um ótimo exemplo. A instituição está empenhada na implementação de práticas inovadoras que resultem na redução do consumo energético e na otimização de suas operações.

Com a continuidade desse programa, espera-se que não apenas haja redução na pegada de carbono, como também a garantia de um ambiente mais sustentável e confortável para toda a comunidade acadêmica.

Leandro Nunes Oliveira – Engenheiro Eletricista – Técnico em Eletricidade do DEMA

Elcides Rodrigues da Silva – Prefeito Universitário

Vinícius Carvalho Rocha – Diretor da Divisão de Sustentabilidade