Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Equipe Triângulo Verde da UFTM participará de competição internacional de eficiência energética
Extensão Universitária

Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 08h24

A equipe Triângulo Verde, projeto de extensão universitária da UFTM, irá competir na Shell Eco Marathon Brazil 2023 na cidade do Rio de Janeiro do dia 29 de agosto a 1º de setembro de 2023. Atualmente, a equipe é coordenada pelos docentes Tobias Anderson Guimarães e Marcos Massao Shimano do Departamento de Engenharia Mecânica da UFTM. A competição é um evento global que busca por eficiência energética e se estende por três continentes com eventos anuais na Ásia, na Américas e na Europa.

No Brasil, reúne equipes de extensão de universidades brasileiras e de outros países da América Latina (Argentina, Bolívia, Colômbia, México e Peru). Ganha o time que projetar, construir e conduzir o veículo que percorrer a maior distância possível com a menor quantidade de energia.

O evento surgiu a partir do paradigma da necessidade de mobilidade urbana, com a utilização significativa de veículos de combustão interna e, consequentemente, alto consumo de combustíveis fósseis e alta emissão de gases de efeito estufa. “Com o desenvolvimento deste projeto, as ideias e os resultados obtidos certamente serão utilizados em futuros veículos menos poluentes, com materiais ecologicamente corretos e mais eficientes do ponto de vista de consumo de energia. Além do aspecto social do projeto, a indústria automobilística poderia utilizar os resultados deste projeto a curto prazo e toda a sociedade poderá ser beneficiada, uma vez que o mesmo envolve temas de interesse, como sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico”, afirmou o professor Tobias.

Equipe e Histórico

A equipe Triângulo Verde foi fundada há uma década e observou o compromisso com os pilares do ensino, pesquisa e extensão. Desde sua origem, a equipe se dedica a construir não apenas veículos de alta economia de combustível, mas também em fazer a diferença na comunidade interna e externa da Universidade. Promoveu ações voltadas à sustentabilidade e de conhecimento técnico e acadêmico em escolas, eventos, palestras, workshops e minicursos para a população em geral.

Com o retorno das atividades presenciais pós-pandemia e do esforço dos discentes participantes, a equipe se reestruturou e volta a participar das competições anuais promovidas pela empresa organizadora.

Atualmente, a equipe conta com 10 discentes dos cursos de graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Alimentos divididos nas categorias Gestão, powertrain, estrutural e elétrica. Uma inovação do veículo de competição atual é a utilização de peças fabricadas em impressão 3D com material reciclado, tais como, roda dentada, buchas e tubulações.

O contato da equipe nas redes sociais é pelo Instagram: @etv_uftm

Foto: arquivo da equipe Triângulo Verde/UFTM