Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM recepciona estudantes de Franca em visita técnica

UFTM recepciona estudantes de Franca em visita técnica

Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2023, 09h07

Na última quarta-feira, 23 de agosto de 2023, a UFTM recebeu a visita de alunos da escola técnica ETEC Prof. Carmelino Correa Junior, de Franca - SP.

Recepcionados por servidores do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis - CCCP, da Divisão de Apoio ao Ensino - DAEN/DGE/PROENS e do Comitê de Desenvolvimento de Ações para Divulgação dos Cursos da UFTM, os 48 estudantes de cursos técnicos de Agropecuária, Química e Biotecnologia visitaram na parte da manhã o Museu de Peirópolis e dependências. Após o almoço, vieram à cidade de Uberaba e, inicialmente, visitaram o Laboratório de Anatomia Humana e o Núcleo de Treinamento Integrado, na Unidade da Praça Manoel Terra.

Na sequência, visitaram a Biblioteca Central, junto ao prédio da Reitoria, e estiveram no auditório Esmeralda, ocasião em que receberam orientações sobre processos de ingresso na Instituição, tanto em cursos técnicos quanto de graduação. Relatos sobre a vida acadêmica também foram apresentados, demonstrando-se a importância das universidades federais e suas respectivas ações para assegurar qualidade de serviços oferecidos à sociedade, além da partilha de histórias e curiosidades sobre a UFTM.

A visita terminou no Centro Educacional - CE, onde obtiveram orientações gerais sobre assistência estudantil, entre outras informações.

O professor de História, Nelson Gomes da Silva, um dos docentes da ETEC, que acompanhou os alunos, registrou a oportunidade da visita e relatou a satisfação e o envolvimento dos alunos, “foi uma experiência incrível para todos nós”, destacou.

Para a pró-reitora de Ensino, professora Patrícia Maria Vieira, “as visitas de instituições de ensino básico de Uberaba e região à Universidade Federal do Triângulo Mineiro assumem uma função central no desenvolvimento educativo dos alunos, ao mesmo tempo em que fomentam um senso de pertencimento e estreitam os vínculos entre a universidade e a comunidade. Essas visitas não apenas oferecem aos estudantes a oportunidade única de mergulhar no ambiente acadêmico, mas também de se familiarizarem com uma ampla gama de áreas e cursos oferecidos. Por meio da interação direta com docentes, técnicos e discentes universitários, ganham uma visão abrangente das diversas possibilidades de ensino, pesquisa e extensão proporcionadas pela instituição. Essas experiências não têm apenas o potencial de enriquecer o percurso educacional, mas também de atuar como poderosos estímulos e guias no processo de formação dos alunos”.

O Comitê de Desenvolvimento de Ações para Divulgação dos Cursos da UFTM tem recebido visitas de escolas interessadas, para alunos dos últimos anos do ensino fundamental, bem como para toda faixa etária do ensino médio. Visitas podem ser programadas por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Com informações da Pró-Reitoria de Ensino - PROENS

Fotos: Fernanda Ribeiro/UFTM