Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Reitora tem agenda em Brasília: Consolidação e expansão da UFTM em pauta
Reitoria

Reitora tem agenda em Brasília: Consolidação e expansão da UFTM em pauta

Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2023, 19h58

A Reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Marinalva Vieira Barbosa, participou de uma intensa agenda de atividades em Brasília entre os dias 23 e 24 de agosto. No dia 23, dois eventos importantes marcaram sua presença na Câmara Federal, alinhando sua voz às discussões sobre o papel das instituições públicas na redução das desigualdades e a urgência de defender a autonomia universitária na eleição de reitores.

Na Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, a reitora Marinalva encontrou a Diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, Tânia Mara Francisco. Junto com o Assessor da Reitoria Wagner da Silva Teixeira, a reitora enfatizou “a necessidade de se dar continuidade ao processo de consolidação da nossa Universidade em Uberaba e Iturama, bem como realizar a expansão da UFTM em Araxá”. A Diretora Tânia Mara ressaltou o compromisso do MEC em apoiar as universidades federais através do aguardado PAC, delineando um futuro robusto para as IFES. Outro tema abordado na reunião foi a questão das vagas para o Cefores, a Reitora ressaltou a importância do Centro de Formação Profissional da UFTM e a necessidade de aumento do número de docentes.

Wagner, Marinalva e Tânia Mara (Foto: Sesu/MEC)

Na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, encontrou-se com o Assessor Especial da SRI, Gilmar Machado. A discussão envolveu os esforços da UFTM para consolidar sua presença e infraestrutura em Uberaba, Iturama e futuramente em Araxá.

Wagner, Gilmar e Marinalva (Foto: SRI)

A Reitora Marinalva continuou seus compromissos e participou de duas Audiências Públicas: a primeira abordou a relevância das Universidades Federais na construção de um projeto nacional de equidade; a segunda teve como tema a defesa de um modelo democrático de eleição de reitores que substitua a lista tríplice. As audiências ocorreram na Câmara dos Deputados e foram uma iniciativa da Deputada Federal Ana Pimentel.

Audiência Pública - Autonomia universitária na eleição de reitoras e reitores das universidades federais.

A ida a Brasília foi encerrada no dia 24 com a participação na 162ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, onde os reitores e reitoras de todo o país se reuniram para debater o orçamento das Universidades Federais, a PLOA 2024 e o futuro das universidades públicas. A Reitora Marinalva aceitou o convite da presidenta da Andifes, Reitora da UnB Márcia Abrahão Moura, para integrar a Comissão que avaliará as taxas de evasão nas IFES e proporá ações em parceria com a SESU/MEC.

Em Brasília, a Reitora Marinalva atuou de forma incisiva para garantir os recursos e investimentos que a UFTM precisa para se consolidar enquanto uma universidade com inserção local, regional e nacional.

Assunto(s): Reitoria , Brasília , MEC